A transferência da fábrica que anteriormente abrigava a produção da Ford em Camaçari (BA) deverá implicar um dispêndio considerável dos cofres públicos da Bahia. É que a marca americana vai receber uma indenização milionária em compensação.
Conforme Jerônimo Rodrigues, governador do estado, o valor totaliza cerca de R$ 150 milhões. O político explica que o montante é uma forma de compensação pelas melhorias implementadas pela empresa na unidade durante sua operação.
“É um valor aproximado daquele que a Ford investiu em melhorias ao longo dos anos”, declarou Jerônimo, que participou de evento da BYD em São Paulo, conforme apurou Automotive Business.
A palavra “revertida”, e não “vendida”, é utilizada porque a fábrica surgiu a partir de um acordo firmado nos anos 2000, que contemplava, entre outros aspectos, a concessão do terreno e das instalações pelo governo baiano. A Ford, por sua vez, tinha a responsabilidade de equipar o espaço com as linhas de produção veicular.
Uma vez efetuado o pagamento da compensação, que era uma das contrapartidas oferecidas pelo estado da Bahia para incentivar os investimentos da BYD na região, a fábrica estará pronta para ser assumida pela montadora chinesa.
Via AB
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…