Economia

Governo inicia estudo para novo carro popular movido a etanol

Indústria e governo querem novo carro popular com preço mais acessível. Motor a etanol e potência reduzida estão nos planos

Fábrica da Volkswagen: Governo e Indústria querem volta do “carro popular”

Com o preço do veículo zero quilômetro nas alturas e o crédito escasso, indústria e governo vão trabalhar juntos para desenvolver um carro popular mais acessível. Nessa aposta de um modelo mais barato, o uso de motores a etanol volta a ser uma da alternativas.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

É o que declarou a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Margarete Gandini, . Durante o 4º Encontro da Indústria de Autopeças em São Paulo. Ela confirmou que o governo está estudando as condições para permitir a entrada de veículos mais baratos no país.

O objetivo é aumentar a produção e as vendas de carros, além de torná-los mais acessíveis para a população. A diretora disse que os estudos estão em andamento, mas ainda não há decisões definitivas. Uma das ideias em consideração é produzir carros que emitem menos CO2, talvez movidos a etanol para ajudar na descarbonização do país.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

“Estamos tentando juntar alguns elementos. E consultamos as montadoras sobre alguns pontos. Mas, por ora, a indústria ainda não está participando. Embora o tema esteja em discussão, é preciso conseguir uma modelagem factível, e não conseguimos fechá-la ainda, mas estamos fazendo simulações internas para ver o que é possível. As emissões de CO2 são parte fundamental deste projeto. Enquanto não se chegar a isto, não existe um projeto”, declarou Gandini em entrevista à imprensa.

Segundo a pasta, um dos problemas a serem resolvidos é reduzir a ociosidade na indústria automotiva brasileira, que atualmente opera com 47% da capacidade. Óbvio, isso passa por aumentar o consumo interno e exportação. Uma das soluções sugeridas é expandir o programa Renovar, que atualmente se aplica apenas a caminhões, para incluir carros, incentivando a troca de veículos com mais de 10 anos e a reciclagem deles.

Vários projetos estão em análise, incluindo a possibilidade de desenvolver um carro mais barato. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos meses, à medida que o governo finalizar a proposta de expansão do Renovar e definir as novas regras do Rota 2030, que serão anunciadas em junho.

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas