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Honda CRF 1000L Africa Twin: chegou a nova japonesa com DNA off-road



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or Adriano Ventura

Será que a geração de Z ouviu falar das motos off road da década 80? Possivelmente não, mas quem tem mais de 40 vai se lembrar do sonho de consumo daqueles anos. A Honda havia lançado, exatamente na década de 1980, a XRV650V que acabou virando mito para quem gostava de subir montanhas e se se deliciava nas cilindradas.

Quase 40 anos após o sucesso, a Honda lança no Brasil a CRF 1000L Africa Twin. Um conjunto inovador, inspirado no sucesso dos anos 80 mas agora com mais torque e um conceito de design  inovador, sem perder o DNA daquele antigo mito.

O protótipo da nova CRF 1000L foi apresentado no Salão de Milão em 2014 e chegou ao mercado europeu um ano depois e lá se tornou um grande sucesso de vendas. Agora são os brasileiros que podem levar para casa uma moto com tecnologia que permite encarar diversos tipos de terrenos. Será? Não testamos a máquina ainda, mas a propaganda parece honrar o produto.


Na estética a Africa Twin se destaca pela frente esguia, com carenagem integrada a um para-brisa com regulagem de altura. Excelente e prático para viagens, além de uma boa aerodinâmica reforçada pelas duas entradas de ar

O conjuto optico duplo e luzes de direção abusaram das lâmpadas LED, afinal, luminosidade é eficiência para quem quer pegar estrada ou trilha noturnas. O painel de instrumentos  digitais em LCD conta com dois amplos mostradores, que que apresentam do essencial como velocidade, rotação do motor, combustível, até o moderno computador de bordo e indicadores de marcha e temperatura ambiente.

Segurança, conforto e potência

 A CRF 1000L Africa Twin mescla bem a integração on-road e offroad com o assento alto mas com regulagem conforme a estatura do piloto e boa ergonomia para a pilotagem. A altura livre do solo de 250mm, que favorece rodar em terrenos em desnível. Mas para os aventureiros, não falta espaço para bagagens e malas: alças e pontos de fixação garantem a carona para muita tralha.  Pode lotar, pois o freio ABS tem uma boa frenagem mesmo em terrenos escorregadios.

O motor foi desenvolvido com base a experiência dos modelos CRF 250 R e CRF450R de competição. Não falta respostas rápidas para estrada e centros urbanos. O novo motor é bicilíndrico com pistões em paralelo e movido a gasolina. São quatro válvulas por cilindro nos cabeçotes  e virabrequim a 270º. O que isso muda? Condução com  excelente performance em baixas e media rotações. A caixa de seis velocidades conta com novo design, e transmissão final feita por corrente.

 A CRF 1000L Africa Twin deve chegar em dezembro nas concessionárias. Serão duas versões disponíveis: Africa Twin ABS ao custo de R$ 64.900,00  e Africa Twin ABS Travel Edition, com preço público sugerido em R$ 74.900,00, esta última com a adição de bauletos para acomodação de bagagens e pertences em viagens. As cores disponíveis são  apenas Vermelha e Branca.

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