Modelo que revolucionou mercado com o conceito SUV compacto deixa de ser produzido mundialmente. Ford EcoSport sai de linha no final de 2022
A Ford da Europa confirmou que o EcoSport sairá de linha até o final do ano na planta de Craiova, na Romênia. Era o último lugar aonde o SUV compacto era produzido, após a marca americana fechar suas fábricas no Brasil e na Índia. Um triste fim para um modelo que revolucionou o mercado com o conceito de SUV Compacto.
O EcoSport sai de cena para dar espaço na linha para produtos mais modernos e, principalmente, eletrificados. O modelo em questão é o Ford Puma, crossover compacto inspirado em utilitários esportivos de grande sucesso da Ford, que recebe uma versão totalmente elétrica que será construída em Craiova.
Leia também:
Lucid dispara na bolsa e supera a Ford em valor de mercado
Bronco Sport não convence e decepciona em vendas
Ford deseja ser a #2 em elétricos em dois anos
A planta no Leste Europeu oferecia o Ford EcoSport para países da África, Oceania e Ásia, além dos Estados Unidos. Porém, as vendas já não iam bem. Por outro lado, o Puma foi o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa em 2021 e agora terá uma versão 100% elétrica, feita justamente em Craiova.
O Ford EcoSport surgiu no começo dos anos 2000 com uma proposta inovadora: a partir da plataforma do Fiesta, os engenheiros criaram um SUV compacto, uma categoria até então inédita. As montadoras rivais torceram o nariz, mas foi um sucesso! Ele reinou sozinho durante muitos anos.
Em 2011, surgiu o Renault Duster, que apostava na mesma fórmula: base do Logan para criar um SUV espaçoso e barato. Mesmo assim, o rival originário do Leste Europeu não conseguiu tirar a hegemonia do EcoSport (Eco para os mais íntimos!). No ano seguinte, o SUV desembarcou na Europa, também com bom resultado.
A maré virou a partir de 2015: chegaram os novos Jeep Renegade e Honda HR-V. Mais modernos e com marcas mais consolidadas, eles começaram a sangrar o EcoSport mundo afora. O EcoSport mantinha o arcaico estepe dependurado na traseira, enquanto os outros tinham design mais fluido ou limpo.
Em 2017, o Ford EcoSport ganhou uma atualização e novos motores. Porém, nessa altura ele era apenas mais um multidão. Além disso, também teve problemas como o câmbio automatizado de dupla embreagem Power Shift, que prejudicaram sua imagem. O SUV tinha projeto de uma nova geração, porém tudo foi abortado com o fechamento da fábrica no Brasil.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…