Veículos com mais de 10 anos de fabricação podem ser isentos do imposto em alguns estados. Valor do IPVA 2022 vai sofrer aumento de até 30%
O proprietário de veículo começa o ano com uma conta salgada para pagar: Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor. Para piorar a situação, o IPVA 2022 pode ficar até 30% mais caro, no maior aumento dos últimos anos! Porém existem alguns veículos que podem escapar dessa facada.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O IPVA é cobrado anualmente em todos os estados e no Distrito Federal. Cada unidade da federação aplica um alíquota derivada do valor venal do veículo. Geralmente, os estados utilizam a avaliação feita pela pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O valor da alíquota varia entre 1 e 4% do valor venal do veículo.
Algumas categorias especiais de motoristas podem ser isentos de pagar o IPVA 2022, como o caso de deficientes. Contudo, na maioria do estados há uma outra forma de escapar do imposto indigesto e válido para todos os motoristas e proprietários.
Em quase todos os estados há uma política de isenção do IPVA de acordo com a idade do veículo. Em alguns casos, carros com apenas dez anos de fabricação podem escapar do imposto. Em outros, apenas veículos acima de 30 anos e com placa de colecionador são isentos.
Quem é do Amapá e tem um veículo fabricado até 2011 pode comemorar. O estado no extremo Norte do Brasil é um dos que concedem esse benefício da Isenção do IPVA 2022. O mesmo vale para veículos registrados em Roraima e Rio Grande do Norte.
O IPVA 2022 não será cobrado para carros, motos, ônibus que tenham mais 15 anos de fabricação no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Veículos fabricados até 2004 estão completando a maioridade e quem comemora é o dono. Isso é, se o bem estiver registrado no Mato Grosso. Esses veículos estarão isentos de pagar o IPVA 2022 MT!
Duas décadas é data de corte para que veículos sejam isentos do IPVA 2022. Isso vale para as seguintes unidades da federação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul
Dois estados brasileiros são os mais “muquiranas” em conceder a isenção do IPVA. Em Santa Catarina só faz jus ao benefício o veículo fabricado até 1992. Também acima dos 30 anos é a data de corte para carros em Minas Gerais, contudo ainda há outro entrave.
Em Minas, a isenção do IPVA 2022 só é válida para os carros com placa de colecionador, a famosa placa preta do modelo antigo ou a placa Mercosul com letras e caracteres prateados. Como isso depende do carro estar com alto nível de originalidade, basicamente só de fato os carros de coleção podem escapar do imposto.
Confira no site do Detran no seu estado quais são as regras para o pagamento e isenção do IPVA 2022. Em Pernambuco, por exemplo, há uma tabela regressiva.
LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Clássico esportivo alemão foi comprado pelo piloto nos anos 1980 e mantido em Portugal. Porsche…
Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…
Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…
SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…
HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…
SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…