Modelo chinês tem 517 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. BYD Tan EV é o primeiro SUV elétrico de sete lugares no Brasil
A marca chinesa BYD (Build Your Dreams) anunciou o preço especial de lançamento do seu primeiro automóvel no Brasil. O SUV BYD Tan EV começa a ser comercializado com condição especial de fábrica por R$ 487.590. Segundo a BYD, ela recebeu mais de 500 intenções de compra.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Ainda desconhecida do grande público, a BYD já atua com ônibus elétricos na América Latina há vários anos. Além disso, seus automóveis já têm penetração em alguns mercados europeus. Somente no primeiro mês de 2022 a marca vendeu 92.926 “veículos de passageiros de energia limpa” (elétricos, híbridos e de célula de combustível. O número representou aumento de 367% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O Tan EV é o primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no Brasil. Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD TAN pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Quando chega a 10 por cento, surge no painel uma mensagem de alerta para você carregar o carro. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo dados PBEV (INMETRO).
O SUV elétrico da BYD incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo conjunto de 680 Nm. Desta forma, o Tan pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Bateria Blade
Para essa versão, a BYD introduziu a bateria ‘Blade Battery’ – células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères – e conseguiu redefinir os padrões de segurança para toda a indústria.
A BYD Blade Battery foi projetada para resolver os problemas de segurança da bateria, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fostato (LFP). Este modelo de bateria passou por um desenvolvimento exaustivo, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria da BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60 graus Celsius após rigorosos testes.
Design do Tan EV
O design do novo Tan EV foi criado sob a liderança de Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi. O SUV representa uma nova era de design para a BYD, combinando beleza, emoção e inspiração na natureza. O novo carro oferece o design Dragon Face, que ressalta o estilo dos modelos produzidos pela família BYD. Os faróis full LED lembram um “dragão gigante com os olhos abertos”.
Na dianteira, há uma enorme grade formada por uma série de lâminas cromadas. O para-choque tem um aspecto agressivo, completando o visual interessante do novo SUV eletrizado da BYD. Seu perfil reforça o aspecto robusto do modelo, graças à linha de cintura elevada e as caixas de rodas amplas de 22”. Seu teto curvo e com caimento suavizado na traseira. dá um toque muito especial à aparência do SUV.
Interior
O modelo tem 4.87m de comprimento, tem entre eixos de 2,82m, a largura é de 1,95m e altura tem 1,72 m. Um dos grandes destaques tecnológicos do BYD Tan é a super super tela de 15,6” do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical.
O modelo tem de série grande teto de vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo. O modelo elétrico da BYD ainda disponibiliza cluster de 12.3” 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch (macios ao toque) e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.
LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
No porta-malas há espaço para 235 litros para bagagem com sete pessoas. Se o número de ocupantes cai para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.
Segurança
O modelo vem com sistema de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo) e o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
O novo modelo vem equipado ainda com Piloto Automático Adaptativo, também conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control). Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System, ou Sistema de Permanência na Faixa). Além disso, o Tan EV dispõe de seis airbags.
Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.
Nos freios, pinças flutuantes Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira. Outro item é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas. O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal.