Van compacta chega ao mercado por R$ 99,9 mil e com motor 1.4 Fire EVO que ficou mais fraco. Fiat Fiorino 2022 tem estrutura da Strada com dianteira do Uno
A Fiat lançou nesta sexta-feira (3) a nova Fiorino 2022, van compacta líder da categoria. O utilitário ganhou novo design com dianteira do Uno e o painel usado pela Fiat Strada. O modelo tem preço inicial de R$ 99.990 e ficou com motor mais fraco em relação à linha 2021. Contudo, mantém a capacidade de carga de 650 kg coberta.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Fiorino 2022 chega em versão única Endurance 1.4 flex e tem itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, hill holder e alerta de frenagem de emergência, dentre outros. A Fiat trata o modelo como nova geração, uma vez que adota dianteira do Fiat Uno, com painel e estrutura da Fiat Strada.
O Fiat Fiorino 2022 é oferecido com motor 1.4 Fire EVO, com potência de até 86 cavalos e 120 Nm de torque com etanol, enquanto rende 84 cv e 116 Nm com gasolina. O bloco ficou 2 cv e 20 Nm mais fraco com etanol e menos 2 cv e 24 Nm com gasolina em relação ao modelo anterior. Isso se deve à nova legislação do Proconve (PL7) para atender às novas regras de emissões e ruído. Contudo, a Fiat afirma que o carro ficou até 11,8% mais econômico com gasolina e 8,3% com etanol.
Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV
BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil
Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas
A engenharia da Fiat também fez mudanças no câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para dar mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Já a marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras.
Apesar das mudanças com perda de potência e torque, o Fiat Fiorino 2022 manteve a capacidade de carga de 650 kg, um dos principais atributos para empresários e frotistas. O modelo é vendido somente na cor branca e conta com rodas de aço sem calotas.
A linha 2022 do Fiorino ganhou novo design inspirado ao conceito já aplicado nos outros produtos da marca. O utilitário tem novos faróis, mais afilados e com máscara negra, com para-choques capô e para-lamas redesenhados. O furgão tem grade com logo Fiat gigante e a bandeirinha da Itália reestilizada, como já apresentado em outros produtos.
O painel tem a grande mudança, bem verdade, pois passa a adotar o painel da Strada ao invés do Uno. O Fiorino 2022 tem novo cluster que inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante tem regulagem de altura de série e interior conta com mais quatro porta-objetos (13 no total) com 18,3 litros, — 10% mais volume que o modelo anterior. Destaque para um nicho na porta, pensado especialmente para máquinas de cartão de crédito.
A Fiorino 2022 vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade. O furgão conta agora com controle de tração e estabilidade (ESC) de série.
O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. As palhetas agora são do tipo flat-blade, que permitem uma melhor limpeza do vidro e têm garantia exclusiva de seis meses.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…