Lançamentos

Fiat Fiorino 2022: nova geração tem motor mais fraco e painel de Strada

Van compacta chega ao mercado por R$ 99,9 mil e com motor 1.4 Fire EVO que ficou mais fraco. Fiat Fiorino 2022 tem estrutura da Strada com dianteira do Uno

Fiat Fiorino chega à quarta geração com dianteira de Uno e estrutura de Strada

A Fiat lançou nesta sexta-feira (3) a nova Fiorino 2022, van compacta líder da categoria. O utilitário ganhou novo design com dianteira do Uno e o painel usado pela Fiat Strada. O modelo tem preço inicial de R$ 99.990 e ficou com motor mais fraco em relação à linha 2021. Contudo, mantém a capacidade de carga de 650 kg coberta.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O Fiorino 2022 chega em versão única Endurance 1.4 flex e tem itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, hill holder e alerta de frenagem de emergência, dentre outros. A Fiat trata o modelo como nova geração, uma vez que adota dianteira do Fiat Uno, com painel e estrutura da Fiat Strada.

Painel da Strada é novidade para a Fiorino 2022

Fiorino 2022: motor mais fraco

O Fiat Fiorino 2022 é oferecido com motor 1.4 Fire EVO, com potência de até 86 cavalos e 120 Nm de torque com etanol, enquanto rende 84 cv e 116 Nm com gasolina. O bloco ficou 2 cv e 20 Nm mais fraco com etanol e menos 2 cv e 24 Nm com gasolina em relação ao modelo anterior. Isso se deve à nova legislação do Proconve (PL7) para atender às novas regras de emissões e ruído. Contudo, a Fiat afirma que o carro ficou até 11,8% mais econômico com gasolina e 8,3% com etanol.

Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV

BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil

Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas

A engenharia da Fiat também fez mudanças no câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para dar mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Já a marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras.

Fiorino 2022 tem capacidade de carga de 650 kg

Apesar das mudanças com perda de potência e torque, o Fiat Fiorino 2022 manteve a capacidade de carga de 650 kg, um dos principais atributos para empresários e frotistas. O modelo é vendido somente na cor branca e conta com rodas de aço sem calotas.

Design

A linha 2022 do Fiorino ganhou novo design inspirado ao conceito já aplicado nos outros produtos da marca. O utilitário tem novos faróis, mais afilados e com máscara negra, com para-choques capô e para-lamas redesenhados. O furgão tem grade com logo Fiat gigante e a bandeirinha da Itália reestilizada, como já apresentado em outros produtos.

O painel tem a grande mudança, bem verdade, pois passa a adotar o painel da Strada ao invés do Uno. O Fiorino 2022 tem novo cluster que inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante tem regulagem de altura de série e interior conta com mais quatro porta-objetos (13 no total) com 18,3 litros, — 10% mais volume que o modelo anterior. Destaque para um nicho na porta, pensado especialmente para máquinas de cartão de crédito.

Fiat Fiorino 2022: itens de série

A Fiorino 2022 vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade. O furgão conta agora com controle de tração e estabilidade (ESC) de série.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. As palhetas agora são do tipo flat-blade, que permitem uma melhor limpeza do vidro e têm garantia exclusiva de seis meses.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

1 mês

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

3 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

3 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

3 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

3 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

4 meses