Notícias

Latin NCAP dá péssima noticia para dono de Citroën C3

Hatch compacto produzido no Brasil ganha nota preocupante no Latin NCAP. Citroën C3 possui apenas 2 airbags: ‘nível baixo de segurança’

Mais uma má notícia para a Stellantis em relação segurança de um de seus produtos vendidos na América Latina. Após um mal resultado com o Jeep Renegade (numa versão que já não é fabricada), agora o Citroën C3 apresenta resultado preocupante em crash test feito pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) em 2023.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Produzido em Porto Real (RJ), o modelo recebeu nota zero estrela de segurança. O Latin NCAP pontua estrutura instável, proteção inadequada contra colisões frontais, falta de proteção lateral para a cabeça e ausência de lembrete de uso do cinto de segurança.

A bomba no crash test confirma o que já havíamos apontado aqui: o modelo é equipado com apenas dois airbags, enquanto o Kwid, por exemplo, oferece quatro. Mesmo oferecendo Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o C3 obteve 30,52% na proteção do ocupante adulto, 12,10% na proteção do ocupante infantil, 49,74% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 34,88% na assistência à segurança.

No teste de impacto frontal, foi constatada uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção marginal para o peito do passageiro da frente, possivelmente devido à ausência de pré-tensionadores nos cintos de segurança. A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. O teste de impacto lateral contra poste não foi realizado devido à falta de proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça.

O desempenho da proteção contra chicoteamento cervical foi classificado como ruim para o pescoço do adulto. No caso do ocupante infantil, o modelo apresentou uma proteção quase total, porém, os pontos de fixação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram afetados devido à sinalização inadequada das ancoragens ISOFIX.

O aviso do airbag no banco do passageiro dianteiro também não atende aos requisitos do Latin NCAP e não pode ser desligado. Alguns dos SRIs avaliados falharam na instalação. O veículo não está em conformidade com os regulamentos de proteção de pedestres UN127 ou GTR9, promovido pelas Nações Unidas.

Mais sobre a MP dos Carros Populares
Governo prorroga desconto para carros e preocupa locadoras
Carro popular: montadoras ampliam lista de veículos com desconto
Chevrolet oferece descontos de até R$ 30 mil após MP do governo
Carro mais barato agora custa R$ 59 mil com desconto do governo
VW dará bônus de R$ 5 mil, além do desconto do governo
Desconto do governo para carros 0 km: conheça as regras e benefícios

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, criticou de forma incisiva a Stellantis. “É inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, destacou.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, foi ainda mais longe e declarou que é vergonhoso que a Stellantis tenha projetado um veículo com uma segurança tão precária como o Citroën C3. “Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”.

Resposta da Stellantis

Procurada pelo Carro Esporte Clube, a Stellantis enviou o seguinte comunicado: “A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas