Lifestyle

Uber revela lista de carros aceitos nas categorias X e Black

Uber tem regras confusas que proíbem modelos específicos, mas autorizam concorrentes. Caso do Honda HR-V, que pode ser UberBlack, mas o Jeep Renegade não. Veja a lista de carros

Uber tem lista de carros aceitos em cada categoria

A Uber divulgou nesta semana uma lista de carros aceitos para cadastro no serviço nas categorias UberX e UberBlack em 2016. A empresa atribui como atividade fim a “carona remunerada” e permite que qualquer pessoa com carteira de habilitação profissional vire um colaborador, cadastrando o veículo próprio para transportar passageiros.

Os modelos são divididos nas categorias UberX e UberBlack, com diferença na tarifa mais cara na opção por carros mais luxuosos. No entanto, a Uber propõe uma seleção confusa, em que proíbe determinados modelos, mas autoriza concorrentes da mesma categoria.

Para UberX, podem se inscrever motoristas com veículos a partir do ano/modelo 2008, com carroceria quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. A Uber não aceita picapes, como Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro e minivans chinesas Changan, CN Auto e Effa. Também estão vetados Ford Transit, Kia Besta, Volkswagen Kombi e as multivans Peugeot Partner e Renault Kangoo. No entanto, Honda Fit, Chevrolet Spin, Fiat Doblò e Nissan Grand Livina estão autorizados.

Na categoria UberBlack, os veículos devem ser ano/modelo superior a 2010, carroceria quatro portas, cinco lugares, bancos de couro e ar-condicionado. O serviço está presente em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para cada cidade, há uma lista de modelos ‘homologados’.

Em Belo Horizonte, por exemplo, o único modelo Fiat que pode ser qualificado na categoria é a Freemont. Na Volkswagen, é permitido Jetta, Passat e Tiguan, mas não o Golf. Entre os Ford, está previsto o Focus Sedan e o Fusion.

Numa das incoerências, um Honda HR-V modelo 2016 pode ser UberBlack. Já o Jeep Renegade ou Ford EcoSport não estão qualificados. Curiosamente, estão qualificados modelos de alto luxo, como o Porsche Cayenne, BMW Série 5 ou o Mercedes-Benz Classe E.

Além do veículo, o candidato do motorista é avaliado nos antecedentes criminais, enquanto os veículos devem estar com documentação em dia e ter uma apólice de seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) a partir de R$ 50 mil. A empresa afirma que casos específicos podem ser avaliados e um modelo de categoria superior pode ser aceito no UberBlack.

Oferecendo um seviço semelhante aos dos táxis, mas com preço inferior, a Uber comprou briga com a categoria no país inteiro. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que proíbe a Uber, determinando que os aplicativos de transporte pago de passageiros só poderão operar na capital mineira se usarem mão de obra de motoristas licenciados pela BHTrans. Apesar disso, a Uber continua operando na cidade.

Veja a lista de carros de Belo Horizonte:

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses