João Henrique Garbin de Oliveira foi conduzido a mais um mandato na Abeifa. Diretor da Volvo é o novo presidente da entidade que representa as importadoras
Em reunião extraordinária realizada nessa terça, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores ratificou o nome de João Henrique Garbin de Oliveira, 40, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil, na presidência da entidade, para o mandato de dois anos (2022-2024) em chapa única composta ainda por Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover) na vice-Presidência e Hughes Cavelan (Porsche) na diretoria financeira. Elcio Ferreira permanecerá na diretoria executiva.
O diretor da Volvo é o nono presidente – agora em seu segundo mandato – da Abeifa, fundada em 15 de março de 1991. Nesses 31 anos, a presidência da entidade foi ocupada por Emilio Julianelli (1991-1996), José Carlos Gandini (1996-1997), Daniel Buteler (1997-1998), José Luiz Gandini (1998-2000/2006-2008/2010-2012/2016-2018 e 2018-2020), André Muller Carioba (2002-2006), Henning Dornbusch (2008-2010), Flavio Padovan (2012-2014) e Marcel Visconde (2014-2016).
Em seu primeiro mandato, as prioridades da administração de João Oliveira à frente da Abeifa foram o estreitamento das relações com o Governo federal e entidades correlatas do setor automotivo, diante de fatos marcantes e negativos que impactaram o setor automotivo brasileiro e mundial como a pandemia por Covid-19, paridade cambial, desabastecimento de semicondutores, mas sobretudo levantou a bandeira da inovação tecnológica, ao difundir e disseminar a chegada mais expressiva de automóveis híbridos e elétricos, tema que a diretoria reeleita vai manter na pauta cotidiana nos próximos dois anos.
Leia também:
Com XC40 na frente, Volvo tem o melhor semestre de vendas da história no Brasil
Adeus, combustão! Volvo só terá carros eletrificados no Brasil
Volvo alcança 74,8% de market share de veículos híbridos Plug-in no Brasil
O presidente reeleito da Abeifa tem uma história de mais de 18 anos na empresa. Formado em Engenharia Mecânica, João Oliveira ingressou como estagiário e passou por diversas funções. Como diretor da Volvo, ficou à frente das operações de mercados importadores para América Latina e Caribe, passando em seguida a diretor comercial da operação brasileira até assumir a liderança da marca no país.
“Em nossa próxima gestão, pretendemos fortalecer ainda mais o setor por meio de seu mais importante trunfo, que é o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo. Como vivemos uma realidade de grandes transformações na indústria automobilística, priorizaremos uma política de cooperação com o Governo federal e com a Anfavea, Fenabrave, Sindipeças e todas as demais entidades integrantes da cadeia automotiva brasileira, com o objetivo de construirmos juntos um futuro promissor do setor e efetivamente posicionarmos o nosso país como protagonista na nova indústria automobilística global”, argumenta João Oliveira.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…