Empresário e entusiasta austríaco foi responsável por dar nome a um dos veículos mais famosos do mundo. Conheça um pouco mais da história da Mercedes-Benz
Por Thiago Ventura
Única marca de automóveis com um nome feminino, a Mercedes-Benz completa 120 anos de Batismo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek, na época uma menina de 11 anos.
O diplomata e empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. Ele era revendedor de automóveis de várias marcas e encomendou um sob medida para a corrida na Riviera Francesa. Ele resolveu usar o nome da filha no bólido e assim surgiu o Mercedes 35 PS, que fez fama na semana de corrida de Nice, já em março de 1901.
O design do 35 PS foi considerado avançado para época e alguns historiadores o consideram como protótipo do automóvel moderno. Sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: “Entramos na era da Mercedes”. O Simplex 40 PS, o primeiro dessas fotos, é herdeiro direto do carro de corrida.
O apelido deu certo e as letras curvas de “Mercédès” passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele mesmo ano. Emil Jellinek ficou tão satisfeito com o resultado, que mudou o próprio nome no cartório passando a se chamar Emil Jellinek-Mercedes. A filha não acompanhou a mesma paixão pelo pai por automóveis, mas ficou eternizada ao ceder o nome.
Mais tarde, em 1926, após a fusão das empresas Daimler e Benz, criou a marca conhecida até hoje. Aliás, Mercedes-Benz é a união também de duas mulheres por trás da marca, pois Bertha Benz foi grande responsável pelo sucesso do invento do seu marido, Karl.
Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. “Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldarama história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de Marketing da Mercedes-Benz AG. “Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante”, conclui a diretora.
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…