Governo cobra explicações da Toyota por causa da qualidade e ‘camuflagem’ no escapamento do Corolla Cross, apelidado de marmita
A montadora Toyota virou alvo de investigação do Ministério da Justiça e Segurança Pública por conta do escapamento do Corolla Cross, que recebeu o ingrato apelido de ‘marmita’. A marca japonesa deverá prestar esclarecimentos sobre possível baixo padrão de qualidade das peças e suposta camuflagem do SUV médio na linha 2023. A investigação é promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o próprio ministro da Justiça está empenhado na denúncia.
O órgão informa que recebeu notificação de queixas de proprietários do modelo. O Toyota Corolla Cross foi lançado no Brasil com o silenciador muito volumoso, que rendeu críticas e apelidos jocosos como ‘marmita’ e ‘escapamento de Pampa’. O problema é que o mesmo produto vendido nos Estados Unidos e Europa não possui o mesmo design controverso. O carro recebeu o apelido de ‘Cross Credo’ pelo jornalista Boris Feldman.
A situação piorou na linha 2023, quando a Toyota tentou resolver o problema, ou melhor maquiar o problema. A marca simplesmente pintou a peça de preto. Mas alguns proprietários reclamam que o composto passou a soltar pouco tempo após a retirada do veículo.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
De acordo com o ministro da Justiça, Anderson Torres, se ficar comprovado que a montadora agiu de má-fé, ela poderá sofrer sanções administrativas. “Estamos atentos para as práticas que violem a transparência na relação entre as empresas e os consumidores”, afirmou.
A Toyota tem dez dias para encaminhar os esclarecimentos à Senacon. O órgão pretende esclarecer se há mesmo a diferenciação entre a qualidade, a performance e a estética dos itens dos veículos comercializados no Brasil, em comparação àqueles da mesma marca e modelo comercializados em países da Europa e América do Norte. Caso seja constatado que os consumidores brasileiros estão sendo prejudicados com a aquisição de produtos inferiores, a empresa poderá sofrer sanções e ser obrigada a convocar recall da peça.
Leia também:
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…