Notícias

Mobifácil: sistema oferece solução de transporte para pessoas com deficiência

Aplicativo pode ser utilizado somente por pessoas autorizadas pela prefeitura e de acordo com parâmetros definidos pela autoridade de trânsito

Passageira é recebida por motorista cadastrado no Mobifácil
Divulgação

O transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, cegos, pacientes de hemodiálise e autistas, sempre foi um desafio para as prefeituras e concessionárias no Brasil. Estamos falando de pessoas que, por algumas razões de saúde, não conseguem sequer usufruir de ônibus adaptados.

Diante deste cenário, uma empresa especializada do interior de São Paulo oferece solução inédita de prestar o serviço por meio de aplicativo.  “Nosso trabalho consiste em transportar pessoas com dificuldades motoras, clínicas ou mentais, temporárias ou permanentes. Fazer com que elas cheguem ao seu destino com segurança e dentro do horário desejado é o nosso desafio diário”, afirma Eduardo Ramalho, diretor-executivo da Sentran, criada do app.

A Solução Mobifácil envolve um  aplicativo que  é customizável, visando atender especificidades de cada cidade ou concessionária.

Em São José dos Campos, o serviço reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas. A iniciativa diminuiu também a necessidade de veículos adaptados. Hoje, já são 250 motoristas contratados pela Sentran, atendendo a 330 beneficiários cadastrados pela prefeitura local.

A solução MobiFácil permite que o usuário, através do aplicativo, do site ou ainda pela central 156 da própria prefeitura, faça chamadas imediatas ou agende viagens. O aplicativo pode ser utilizado somente por pessoas autorizadas pela prefeitura e de acordo com parâmetros definidos por ela – em São José dos Campos existe a opção de veículo convencional ou adaptado.  

A Sentran faz a seleção e a capacitação dos motoristas, além da gestão em tempo real dos veículos e rotas, garantindo padrão de segurança e cumprimento de horários com os usuários. Qualquer problema no trajeto ou atraso é prontamente informado pelo sistema, acionando a central para as devidas providências. A empresa monitora também a satisfação dos passageiros, através de um sistema de avaliação no próprio aplicativo.

Com o MobiFácil, o município faz o acompanhamento online das viagens em andamento, daquelas já realizadas e das agendadas, por passageiro, por motorista, por veículo, por origem e destino, com apoio de gráficos e inúmeras planilhas gerenciais. 

O novo jeito de se transportar pessoas portadoras de mobilidade reduzida  garante agilidade, conforto, economia e dignidade esse universo de pessoas. Em julho deste ano, o serviço foi reconhecido  no Prêmio Inovacidade do Instituto Smart Business America.

 

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas