Faleceu neste sábado (22), na Itália, o engenheiro Claudio Demaria, ex-head de Engenharia da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), atual grupo Stellantis. O executivo tinha 68 anos e estava aposentado desde o começo deste ano. Demaria foi responsável pelo desenvolvimento de carros como o Fiat Palio, novo Uno, Punto, Toro e Argo. As causas da morte não foram divulgadas.
Claudio Demaria iniciou sua carreira na Fiat em 1973 teve e teve duas passagens pelo Brasil, tendo sido o chefe de Engenharia na América Latina. Demaria participou do desenvolvimento dos modelos de sucesso da Fiat na Itália, Brasil e em outros países latinos como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato.
A atuação com a Fiat brasileira foi afinada em 1995, com o desenvolvimento do Palio. Atuou no Brasil entre 2005 e 2008. A segunda passagem por aqui foi entre 2011 e 2018, período em que atuou diretamente no nascimento da fábrica de Goiana (PE), com o lançamento de produtos como Renegade, Toro e Compass.
Em entrevista ao Jornal do Carro em 2011, Claudio Demaria contou um pouco dos planos da FCA para o Brasil. O engenheiro foi um dos responsáveis em desenvolver localmente os projetos para o mercado brasileiro. “Até 2005, todos os projetos destinados ao País nasciam na Itália. Vim pela primeira vez para criar uma estrutura de desenvolvimento para o Novo Uno. Hoje, Betim é um dos três maiores polos da empresa, ao lado dos de Turim e Detroit (EUA). E está ganhando autonomia.. A coisa está indo tão bem que já se fala em fazer intercâmbio entre engenheiros da Chrysler e da Fiat em Betim”, disse na época.
Retornou à Itália para assumir o posto Head de Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Após a fusão da FCA com PSA, que gerou o Grupo Stellantis, passou a atuar como consultor técnico ligado ao CTO da empresa. A Stellantis divulgou a mensagem de condolência ao ex-colaborador:
“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial.”
Leia também:
Dia D da Fiat oferece Toro com R$ 21 mil de desconto
Teste | Fiat Strada Ranch: câmbio automático é destaque
Argo 2023: Fiat muda grade, mas esquece algo
Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…