e.dams era parceira da Nissan desde 2018 e agora faz parte da empresa japonesa. Marca pretende usar vitrine da Fórmula E em seus negócios de mobilidade elétrica
A Nissan anunciou nesta terça (12) a aquisição da escuderia e.dams, assumindo o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Atualmente, a equipe é baseada na cidade de Le Mans, na França, e continuará competindo na atual Temporada 8 conforme previsto. A e.dams é a maior vencedora da Fórmula E, com três títulos seguidos, quando tinha parceria com a Renault.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A Nissan entrou para a categoria em 2018. Por meio de uma parceria com a e.dams, ambas as empresas corriam juntas no campeonato de corridas 100% elétrico sob o nome de equipe Nissan e.dams de Fórmula E. Em março de 2021, a montadora japonesa anunciou seu compromisso com a era da 3ª Geração (Gen3) da Fórmula E, que terá início na Temporada 9 (2022/2023) e se estenderá até o final da Temporada 12 (2025/2026) do campeonato.
A mudança no controle do capital da escuderia e a nova estrutura organizacional passam a ter efeito imediato. Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E, também será diretor geral da e.dams.
Leia mais:
FIA aplica multa de 50 mil euros em Hamilton
Sobre a e.dams
Com três títulos no Campeonato de Equipes, a e.dams é a escuderia de maior sucesso na Fórmula E. A equipe acumulou uma experiência nas corridas 100% elétricas competindo desde que a categoria foi lançada. A equipe de competições e.dams foi criada em 2014 pelo fundador da escuderia DAMS, Jean-Paul Driot, para competir na Fórmula E. Trabalhando em parceria com o tetracampeão da Fórmula 1 Alain Prost e a Renault para criar a Renault e.dams, a organização conquistou três títulos de equipes e um título de pilotos, com a vitória de Sébastien Buemi na temporada de 2015/2016.
A Nissan se tornou parceira e acionista da empresa em 2018, no início da quinta temporada, para criar a Nissan e.dams. Em sua primeira temporada de trabalho em conjunto, a parceria rendeu seis pódios, cinco pole positions e uma vitória inaugural em Nova Iorque, com Buemi.
Na sexta temporada da Fórmula E, conquistou mais uma pole e cinco pódios, cuja participação culminou com a primeira vitória do piloto Oliver Rowland na categoria, na penúltima rodada realizada em Berlim.
Na atual Temporada 8, o piloto Sébastien Buemi continua com a equipe pela quarta temporada, tendo iniciado sua trajetória com a escuderia desde que a marca entrou para a Fórmula E, em 2018. O suíço tem como companheiro de equipe Maximilian Günthe, que tem três vitórias em corridas e um segundo lugar no pódio.
Leia também:
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…