Texto e fotos: Marcello Oliveira
A Ford do Brasil comunicou o lançamento do Territory, novo SUV da marca, para o dia 07 de agosto, quando também começará a pré venda do modelo. As entregas começarão já em setembro.
Nós já dirigimos o Novo Ford Territory e em breve iremos postar um vídeo comentando a experiência. Conhecemos o modelo na China (antes do início da pandemia de COVID-19), onde o Territory é fabricado e de onde virá para o Brasil.
Vale lembrar que o Ford Territory de antiga geração foi produzido até 2016 na Austrália e é um dos modelos de maior sucesso tanto no mercado australiano quanto na Nova Zelândia, porém o novo Territory não será oferecido – pelo menos por enquanto – nesses países.
No Brasil ele chega numa posição acima do EcoSport e irá concorrer com Volkswagen T-Cross e Jeep Compass, embora ele tenha um entre-eixos de 2,72m, nove centímetros maior do que o SUV da Jeep. O preço dele também deverá ser equivalente, mas nada foi confirmado ainda pela Ford do Brasil. Na China ele custa entre R$ 65 mil e R$ 85 mil numa conversão direta para o real, excluindo impostos.
Assim como na China, aqui no Brasil ele usará o motor 1.5 EcoBoost quatro cilindros Turbo, com injeção direta, que rende 145 cv com gasolina. A tração é apenas dianteira.
Direção e suspensão são muito bem acertadas, o que deverá ser um chamariz para o público brasileiro que privilegia conforto ao rodar em um SUV.
Um dos diferenciais do Territory está no aplicativo que permite configurar o veículo, dar a partida no motor, travar e destravar as portas, fechar ou abrir as janelas e o teto solar e regular o ar condicionado. Tudo isso à distância, na tela do celular. Outro recurso interessante é o auxílio de estacionamento com câmeras de 360°, que mostra a posição exata do veículo em diversos ângulos. Na China, ele ainda vem com opção de teto solar panorâmico, roteador de internet Wi-Fi e carregador de celular por indução, mas não é certo ainda se esses recursos estarão disponíveis no modelo que será importado para o Brasil. Os faróis são em full led e as lanternas traseiras também usam guias de led para a luz de posição e pontos de led para luz de freio e setas. O painel de instrumentos é totalmente digital e configurável em vários desenhos e cores.
O Ford Terrotory tem tudo para conquistar o consumidor brasileiro, mas o que vai definir o sucesso de mercado será o preço final. Ah, e quanto ao fato de ser um veículo feito na China, já adianto a vocês: deixem o preconceito de lado, pois me surpreendi pela qualidade do acabamento apresentado. Os chineses estão cada vez mais exigentes para os produtos que eles mesmos consomem.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…