Um avião a jato intrigou moradores de Belo Horizonte realizando vários voos rasantes. Manobra chamou atenção nos céus da capital mineira
Na manhã deste sábado (29/4), moradores de Belo Horizonte ficaram curiosos com o voo de um avião misterioso que cruzou os céus em baixa altitude. E não foi apenas um voo rasante: a aeronave a jato realizou diversas manobras despertando atenção – e até medo – de belo-horizontinos, inclusive pelo barulho das turbinas.
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Nosso parceiro Ricardo Morgan, especialista em flagras de aviões, registrou a passagem pelo avião neste sábado (29), que é justamente a imagem que abre esta matéria. Mas afinal, o que era este jato misterioso?
Trata-se de um Embraer-IU 50 da Força Aérea Brasileira (FAB) nas cores cinza e vermelha. O aparelho sobrevoou a capital em em baixa altitude e em círculos. O jato estava a cerca de cerca de 3.300 pés (1000m) e o barulho da aeronave assustou alguns moradores. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o avião sobrevoando BH em baixa altitude, o que sempre gera o medo de uma queda.
A FAB informou que o voo foi realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para fazer a inspeção de homologação do sistema de ajudas visuais à navegação aérea, da pista 31, do aeroporto da Pampulha.
O sistema de ajudas visuais à navegação aérea instalado na parte lateral da pista orienta o piloto sobre a sua posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso. Durante o voo, os pilotos inspetores analisaram o auxílio à navegação aérea para verificar se os requisitos técnico-operacionais estão sendo atendidos, visando a segurança operacional.
Avião do GEIV
O “avião misterioso” que intrigou moradores de BH foi integrado à frota da GEIV em 2019. O avião modelo IU-50, de matrícula FAB 3604, foi entregue pela Embraer na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, e fica sediado no Rio de Janeiro.
A primeira 1ª Inspeção em Voo do Brasil aconteceu em 21 de fevereiro de 1959. O GEIV foi criado em 1963, ou seja completa cinco décadas neste ano.
O principal objetivo do Esquadrão é verificar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que é responsável por garantir a segurança de todas as aeronaves em operação, especialmente sob condições meteorológicas adversas. Dessa forma, a aquisição das quatro aeronaves certificadas na versão de inspeção em voo é considerada um importante passo para o aprimoramento da segurança do espaço aéreo brasileiro.
O contrato de desenvolvimento e aquisição das aeronaves é gerenciado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), e com a chegada da quarta aeronave, encerra-se o principal ponto do objeto do contrato.
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Apesar da Unidade Aérea já operar o IU-50 desde 2016, somente a partir do FAB 3604 é que o GEIV pode ser a possibilidade de realizar e inspecionar procedimentos conhecidos por Required Navigation Performance (RNP) 0.1 com suas próprias aeronaves. As aproximações por instrumentos RNP estão dentro do grupo de aproximações baseadas em performance (PBN, em inglês) e são o que há de mais moderno no segmento.
Esses exercícios são importantes para garantir que o sistema de navegação aérea esteja em boas condições e em conformidade com as normas técnicas e regulamentações. Embora possam gerar curiosidade e medo nos moradores próximos ao local, a FAB reforça que a segurança operacional é a prioridade em todos os voos e operações aéreas realizados em seu comando.