Avião misterioso faz voo rasante em BH e intriga moradores: saiba o que é

0

Um avião a jato intrigou moradores de Belo Horizonte realizando vários voos rasantes. Manobra chamou atenção nos céus da capital mineira

Avião realiza voos rasantes em BH  em flagra feito neste sábado (29). Avião pertence ao  sábado Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB
Avião realiza voos rasantes em BH em flagra feito neste sábado (29). Avião pertence ao sábado Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB

Na manhã deste sábado (29/4), moradores de Belo Horizonte ficaram curiosos com o voo de um avião misterioso que cruzou os céus em baixa altitude. E não foi apenas um voo rasante: a aeronave a jato realizou diversas manobras despertando atenção – e até medo – de belo-horizontinos, inclusive pelo barulho das turbinas.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Nosso parceiro Ricardo Morgan, especialista em flagras de aviões, registrou a passagem pelo avião neste sábado (29), que é justamente a imagem que abre esta matéria. Mas afinal, o que era este jato misterioso?

Trata-se de um Embraer-IU 50 da Força Aérea Brasileira (FAB) nas cores cinza e vermelha. O aparelho sobrevoou a capital em em baixa altitude e em círculos. O jato estava a cerca de cerca de 3.300 pés (1000m) e o barulho da aeronave assustou alguns moradores. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o avião sobrevoando BH em baixa altitude, o que sempre gera o medo de uma queda.

Embraer IU-50 FAB 3604 do GEIV no aeroporto da Pampulha
Embraer IU-50 FAB 3604 do GEIV no aeroporto da Pampulha

A FAB informou que o voo foi realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para fazer a inspeção de homologação do sistema de ajudas visuais à navegação aérea, da pista 31, do aeroporto da Pampulha.

O sistema de ajudas visuais à navegação aérea instalado na parte lateral da pista orienta o piloto sobre a sua posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso. Durante o voo, os pilotos inspetores analisaram o auxílio à navegação aérea para verificar se os requisitos técnico-operacionais estão sendo atendidos, visando a segurança operacional.

Avião do GEIV

O “avião misterioso” que intrigou moradores de BH foi integrado à frota da GEIV em 2019. O avião modelo IU-50, de matrícula FAB 3604, foi entregue pela Embraer na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, e fica sediado no Rio de Janeiro.

A primeira 1ª Inspeção em Voo do Brasil aconteceu em 21 de fevereiro de 1959. O GEIV foi criado em 1963, ou seja completa cinco décadas neste ano.

Embraer IU-50 FAB 3604 do GEIV sobrevoando Belo Horizonte
Embraer IU-50 FAB 3604 do GEIV sobrevoando Belo Horizonte

O principal objetivo do Esquadrão é verificar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que é responsável por garantir a segurança de todas as aeronaves em operação, especialmente sob condições meteorológicas adversas. Dessa forma, a aquisição das quatro aeronaves certificadas na versão de inspeção em voo é considerada um importante passo para o aprimoramento da segurança do espaço aéreo brasileiro.

O contrato de desenvolvimento e aquisição das aeronaves é gerenciado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), e com a chegada da quarta aeronave, encerra-se o principal ponto do objeto do contrato.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Apesar da Unidade Aérea já operar o IU-50 desde 2016, somente a partir do FAB 3604 é que o GEIV pode ser a possibilidade de realizar e inspecionar procedimentos conhecidos por Required Navigation Performance (RNP) 0.1 com suas próprias aeronaves. As aproximações por instrumentos RNP estão dentro do grupo de aproximações baseadas em performance (PBN, em inglês) e são o que há de mais moderno no segmento.

Esses exercícios são importantes para garantir que o sistema de navegação aérea esteja em boas condições e em conformidade com as normas técnicas e regulamentações. Embora possam gerar curiosidade e medo nos moradores próximos ao local, a FAB reforça que a segurança operacional é a prioridade em todos os voos e operações aéreas realizados em seu comando.