Lançado há menos de 1 ano, Caoa Chery Tiggo 3X tem produção encerrada. Marca sino-brasileira paralisa fábrica em Jacareí e promete voltar com híbridos e elétricos
A Caoa Chery decidiu interromper as atividades da sua fábrica em Jacareí (SP) e tirar dois modelos de linha. A decisão ai afetar quase 500 funcionários que serão demitidos. A decisão drástica tem como objetivo transformar a planta numa linha moderna, capaz de fabricar carros híbridos e elétricos.
Ao paralisar a fábrica, a Caoa Chery interrompe a produção do SUV compacto Tiggo 3X e do sedã-médio Arrizo 6 Pro. Segundo apuração feita pela Quatro Rodas, o Arrizo 6 Pro passará a vir importado da China, enquanto o Tiggo será descontinuado! A informação também foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
A estratégia surpreende, pois o Tiggo 3x foi o modelo da CAOA Chery mais emplacado do trimestre primeiro trimestre, de 2022 com 2.529 unidades. Ele foi seguido de perto pelo Tiggo 5x, com 2.346 carros vendidos, e pelo Tiggo 8, que registrou 2.100 emplacamentos.
A Caoa Chery promete seguir com o atendimento aos clientes que compraram os dois modelos, mantendo total assistência técnica, garantias, peças e serviços.
A montadora declarou que pretende eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o final de 2023. Com isso, inicia um grande processo de remodelação da sua unidade fabril em Jacareí, que foi inaugurada em 2015, quando a Chery era controlada por outro grupo.
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A empresa afirma que a paralisação da fábrica tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção.
“A pausa nos processos industriais de Jacareí será compensada pela intensificação da produção da planta industrial em Anápolis que está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022. Com isso, a CAOA CHERY mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022”.
A empresa sino-japonesa diz estar em em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar. O valor é extra ao pagamento das verbas rescisórias legais.
Com essa decisão, todos os 370 metalúrgicos da produção de Jacareí seriam demitidos. A empresa informou, também, que pretende dispensar mais da metade dos funcionários do administrativo, setor que hoje conta com 230 trabalhadores na planta. O restante do efetivo seria remanejado para outras unidades da montadora.
“A Caoa Chery mente ao dizer que não fechará a fábrica de Jacareí e que esse processo se configura em uma readequação da montadora para a produção de carros elétricos. Mas serão três anos sem produzir em Jacareí, ou seja, três anos com a fábrica fechada e com pais e mães de família no olho da rua”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
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