Aplicativo oficial entra em nova fase ainda em 2021 e vai possibilitar fazer transferência de veículos e notificar o real infrator. Carteira Digital de Trânsito faz pate do plano de Plano de Transformação Digital para 2021/22
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) deverá entrar numa segunda fase ainda neste ano, ampliando os serviços ao motorista. É o que prevê o Plano de Transformação Digital para 2021/22, ratificado pelos ministérios da Infraestrutura e da Economia e a Secretaria de Governo da Presidência no final de junho. O objeto é melhorar a experiência do usuário com a integração na plataforma do governo federal, o gov.br.
Conforme o plano, será possível transferir carros, indicar o real infrator em multas de trânsito e fazer a assinatura avançada para transferência de veículos aos lojistas, por exemplo. Esses serviços na Carteira Digital de Trânsito devem entrar no ar até o final de 2021.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Apesar do avanço na tecnologia, para o serviço ser utilizado na prática, os Departamentos de Trânsito (Detran) de cada estados precisarão aderir a plataforma federal.
Outro destaque será o Documento Eletrônico de Transportes (DT-e), um novo documento digital que promete unificar uma série de registros exigidos durante o transporte de cargas. Uma vez implementado, não será necessária a versão impressa do DANFE, DACTE e o DAMDFE, dentre outros.
LEIA TAMBÉM:
Justiça nega pedido de motorista para mudar placa ‘GAY’ de Toyota Corolla
Presidente da Stellantis explica carro com preço caro no Brasil: ‘consumidor quer mais SUVs e picapes’
Com inscrição a R$ 6 mil, Audi Driving Experience abre vagas para curso de direção em esportivos
Há hoje 20 times do Startup gov.br em atuação na Administração Pública federal, dentro e fora do Ministério da Economia. As equipes são responsáveis pelo desenho e desenvolvimento dessas soluções do início ao fim.
Carteira Digital de Trânsito: como obter
A Carteira Digital de Trânsito (CDT), também conhecida como CNH Digital ou CRLV Digital é um aplicativo oficial do governo que guarda, no seu celular, a carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em nome do usuário. Segundo o ministério da Infraestrutura, é uma uma forma segura de ter documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos.
Pelo app, o usuário pode ainda consultar infrações de trânsito registradas em seu nome ou no veículo, muito útil para quem compartilha o carro com outras pessoas ou colaboradores.
CONFIRA MAIS CONTEÚDO:
ATPV-e: transferência ‘digital’ do veículo aumenta burocracia para o motorista
CNH Digital bate Auxílio Emergencial e ganha título de melhor aplicativo em 2020
Para obter a Carteira Digital de Trânsito, o motorista precisa ter um QR Code impresso na parte de trás da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitido nos documentos mais recentes. Caso a CNH não tenha o dispositivo, o motorista precisará renovar para obter a CDT.
Com o QR Code em mãos, basta baixar o app nas lojas oficiais para Android ou iOS. Além disso, o usuário precisa ter cadastro no sistema gov.br para acessar. O usuário precisa de acesso a internet somente neste momento. Após salvar CNH e CRLV no app, não é preciso conexão para acessar os documentos digitais. O motorista pode ainda, se quiser, imprimi-los numa folha A4.
Documentos digitais
Durante o encontro para ratificar o plano, o subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI) do Ministério da Infraestrutura, Fernando Coelho, apontou que o plano de transformação digital ao longo dos últimos dois anos gerou uma economia anual de cerca de R$ 660 milhões aos cofres públicos, digitalizando 100% dos serviços, de forma integrada com as suas entidades vinculadas. (Fonte: Redação com MInfra.)