Serviço OnStar está ativo em 350 mil veículos na América Latina, desde o Onix até o Camaro. Frota de carros conectados também conta WiFi nativo. Serviços demandam custo extra mensal para o motorista
Após cinco anos do lançamento do seu primeiro carro conectado, o Chevrolet Cruze reestilizado, a General Motors aponta para crescimento no número de veículos com esse tipo de tecnologia. Chamado de OnStar, o sistema está em 215 mil carros conectados no país, uma alta de 80% do que no mesmo período do ano passado. Em toda América do Sul, a frota Chevrolet se aproxima de 350 mil unidades.
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O OnStar possui um chip para a transmissão de dados para comunicação entre o veículo e a central de atendimento da marca. O carro é capaz de informar que se envolveu em um acidente grave para que providenciem resgate emergencial e permite ao motorista comandar remotamente funções do veículo por meio de um aplicativo. Há ainda o serviço de concierge, em que o motorista pode solicitar serviços e indicações. Normalmente o serviço vem gratuito por até três meses, depois é necessário pagar uma assinatura.
No princípio disponível nos modelos mais caros, atualmente o OnStar está em praticamente toda a gama Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Cruze, Cruze Sport6, Equinox, S10, Trailblazer, Camaro e Camaro conversível.
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Além desse serviço, há ainda o sistema de Wi-Fi nativo, atualmente disponível para Onix, Tracker, S10, Trailblazer, Camaro e do próprio Cruze. Segundo a marca, a utilização mensal da internet do carro cresceu 30 vezes em 2020 apenas no Brasil. Para isso, o proprietário precisa pagar uma conta 4G exclusiva para o chip do carro.
“As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso exige uma maior quantidade de bites. O consumidor também está buscando a máxima qualidade de internet possível, inclusive no automóvel, onde a velocidade e o deslocamento afetam a estabilidade do sinal do celular”, explica Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM América do Sul.
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