SUV foi adaptado para levar o pontífice na Colômbia. Papamóvel Chevrolet Traverse tem até o brasão do San Lorenzo para agradar o papa argentino!
Por Thiago Ventura
Carro Esporte Clube
A Chevrolet apresentou nesta semana o modelo que será utilizado pelo Papa Francisco em sua viagem à Colômbia, entre os dias 6 e 11 de setembro. O pontífice vai trafegar pelo país num Chevrolet Traverse adaptado para virar papamóvel. Três unidades foram disponibilizadas para deslocamentos nas cidades de Bogotá, Medellín, Villavicencio e Cartagena.
Além do Traverse, o Papa também terá à disposição um Sonic Hatchback descaracterizado para deslocamentos rápidos.
O trabalho de customização foi todo feito no país, tanto que um dos modelos tem a frase: “Hecho con mucho cariño por manos colombianas”. Outro papamóvel vem com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chinquiquirá, padroeira do país. E o terceiro carro tem um detalhe bem curioso: vem com o brasão do San Lorenzo, time do coração do papa argentino!
Foram cinco meses de trabalho com uma equipe de mais de 60 pessoas. O vidro temperado tem proteção UV, enquanto a escada traseira de acesso tem abertura e fechamento automático. Luzes de LED vão garantir visibilidade dos fiéis de noite, enquanto a poltrona é giratória em 360º, com um dispositivo de trava para evitar algum tombo papal…
Atrás da poltrona do papa foram instalados dois bancos para religiosos; foram retirados de um Spark GT. O SUV teve a suspensão retrabalhada para receber tais modificações e possui capacidade de carga de 500 kg. Como é tradição, os carros terão as placas SCV-1 (Stato della Citta de Vaticano), exclusivas do Papa.
O Traverse vendido na Colômbia possui visual do Facelift de 2013 da primeira geração. Nos EUA, já existe uma nova geração. Tem motor 3.6 V6 a gasolina com 281 cavalos e 361 Nm de torque, transmissão automática de seis marchas e tração integral. O papamovel tem 5.17m de comprimento e pesa 3.2t.
Após a visita, os três papamóveis serão doados para a Conferencia Episcopal de Colombia. Com viagens previstas para o Peru, Chile e Panamá em 2018 e 2019, o Traverse Papamóvel poderá ser emprestado. Também cogita-se que uma unidade seja levada para o Museu do Vaticano. 🇨🇴