Modelo mais vendido da marca na América do Sul, Fiat Uno teve 4,3 milhões de unidades produzidas. Com memes e versões exclusivas, carro deixa legião de fãs
Após 37 anos, o Fiat Uno saiu de linha no Brasil. O hatch compacto foi mais uma vítima das novas exigências para controle de emissões de poluentes do Proncove 7. Para marcar o fim de linha, a marca italiana lança o Fiat Uno Ciao, uma série especial limitada de 250 unidades ao preço de R$ 84.990.
Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas. É um dos carros mais populares, inclusive virou meme como o famoso ‘Uno com escada’.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”, reforça Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
A série especial Fiat Uno Ciao é numerada com um emblema que identifica a unidade, em configuração exclusiva, para honrar fãs e colecionadores. Todas as unidades são pintadas em cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.
As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Fiat Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano. O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Fiat Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250. Os bancos têm acabamento único e há apoio de braço para o banco do motorista.
Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV
BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil
Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas
A lista de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis. No teto o Uno Ciao tem porta-objetos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e pets no banco traseiro.
O Fiat Uno foi um veículo pioneiro em várias tecnologias no Brasil. Tanto que, na sua chegada (1984), o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”.
Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Em 1990, foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro, mais um ineditismo da marca. .
Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, a Fiat lançou o Uno Turbo, uma das versões mais icônicas do Brasil.
Em 2010, sua segunda geração, 100% desenvolvida no Brasil, o Fiat Uno apresentou o design “round square”: arredondar o quadrado, criando uma nova leitura em torno da essência que sempre foi atrelada ao modelo, apresentando o Novo Uno. Mais moderno do que nunca, ele foi a plataforma de sonhos e conceitos, como o Uno Ecology, com peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade.
Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O pequeno da Fiat, responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, incluiu em seu vasto currículo os modernos propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…