30ª edição do maior evento do gênero na América Latina, Salão do Automóvel é palco de conceitos que prometem agitar o mercado
Por Thiago Ventura
DE SÃO PAULO – Maior evento da indústria automobilística na América Latina, a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, segue até o próximo domingo (18) na capital paulista. Entre os destaques do evento, três conceitos que prometem produtos de peso para o mercado brasileiro e uma constatação: a eletrificação é caminho sem volta, mesmo nos países em desenvolvimento.
Anúncios feitos por várias marcas mostram que de agora até 2021, o País terá, no mínimo, 20 modelos elétricos e híbridos à venda. A Nissan iniciou a pré-venda do elétrico Leaf, por R$ 178,4 mil, e a Renault começa quarta-feira, 7, a atender pedidos do Zoe, por R$ 149 mil. Já a General Motors prometeu o Chevrolet Bolt, por R$ 175 mil em 2019.
De modo geral, os executivos das principais das montadoras manifestam otimismo com o mercado brasileiro, após a definição política. A aprovação do novo regime automotivo, o Rota 2030, com direito a mais incentivos fiscais ao setor (contrariando a política do governo eleito) é outro ponto positivo destacado pelos executivos.
Confira os principais destaques do Salão do Automóvel de São Paulo 2018:
FIAT
A Fiat Chrylser Automobiles (FCA) apresenta um conceito que chama atenção: trata-se do Fiat Fastback, um SUV criado no Brasil com estilo coupé. O modelo conceitual vai dar origem à versão SUV da picape Fiat Toro. Será o primeiro veículo dessa categoria da marca italiana a ser produzido localmente e faz parte de um investimento que a marca fará no Brasil até 2023. Considerando as boas vendas da Toro, expectativa que o “Toro SUV’ também repita o desempenho.
VOLKSWAGEN
A Volkswagen exibe a Tarok Concept. Trata-se de uma inédita picape intermediaria, maior que Saveiro, menor que a Amarok. Apesar de ser um conceito, a VW já antecipou que o modelo de produção não será muito diferente.
Ou seja, em prazo não muito longo teremos no mercado o lançamento de uma rival de peso para a Fiat Toro. O Tarok tem capacidade de 1 tonelada e poderá ter opção a diesel, além dos motores turbo a gasolina TSI.
A Volkswagen também exibe o utilitário esportivo compacto T-Cross, rival de Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros. Também chamam atenção conceitos de Polo GLS e Virtus GLS: serão versões esportivas dos dois modelos que chegam em 2019.
HYUNDAI
Outro conceito muito importante no Salão do Automóvel vem da Hyundai ,trata-se do SAGA EV, um crossover compacto e urbano.
Apesar da alcunha de SUV, o SAGA EV vai nortear o visual da nova geração do Hyundai HB20. Com seis anos de mercado, a nova geração deve chegar ao mercado em 2020.
CHEVROLET
No Salão do Automóvel de São Paulo, a empresa anuncia a comercialização no Brasil do Chevrolet Bolt EV, o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço acessível e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado. Contudo, o valor anunciado ainda o coloca como ‘carro de nicho’: vai custar R$ 175 mil.
A Chevy ainda exibe uma versão conceitual do Cruze Sport6 SS: o carro vai ser a base de uma versão esportiva do modelo médio, tanto hatch como sedã, no próximo ano.
RENAULT
Sem confirmar novos produtos em produção, a montadora francesa optou por anunciar a venda ao público pessoa física de seu compacto elétrico Zoe. O carro já está em pré-venda pelo preço de T$ 149.990. O modelo já era vendido para empresas.
O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.
Sem ser apresentado oficialmente à imprensa, a Renault exibe ainda a inédita picape média Alaskan. O modelo é “gêmeo” da Nissan Frontier e da Mercedes-Benz Classe X. A Alaskan deve desembarcar no Brasil no próximo ano, importada da Argentina.
NISSAN
Eletrificação também é palavra chave da Nissan para o Salão do Automóvel e também para o mercado brasileiro nos próximos anos. A principal atração é o LEAF, que tem a sua nova geração apresentada pela primeira vez na América Latina.
O carro 100% elétrico mais vendido do mundo está disponível para compra pelo programa de pré-venda para os mercados do Brasil, Chile e Colômbia. O mesmo sistema estará disponível para os consumidores da Argentina a partir de janeiro de 2019. No Brasil, o preço de pré-venda é de R$ 178.400.
FORD
Marca americana tem nos SUVs o destaque em seu stand no Salão do Automóvel. A Ford exibe a versão do EcoSport sem o famigerado estepe dependurado nao traseira, a Titanium, que chega no começo do próximo ano. Outro modelo em exibição é o SUV esportivo Edge ST, também confirmado ao Brasil.
Um destaque interessante é o Ford Territory: trata-se de um modelo médio, vendido no mercado chinês. Com design atraente e interior luxuoso, seria um ótimo concorrente do Jeep Compass. A marca analisa a recepção do público para decidir de vai ou não trazê-lo ao Brasil.
MERCEDES-BENZ
Marca de luxo alemã apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Classe A, nas configurações hatch e sedã. O carro de entrada da marca tem sistema de inteligência virtual para ativar funções como abrir o teto solar ou ligar o ar-condicionado.
A Mercedes exibe os conceitos EQ Concept e AMG One, esse último utiliza conjunto híbrido da Formula 1, com um motor 1.6 V6 turbo a quatro propulsores elétricos para gerar 1 mil cv de potência. Uma ausência é a picape Classe X, já em pré-venda entre os concessionários.
HONDA
O destaque da Honda é o sedã de luxo Accord 2019, que tem motor 2.0 turbo e transmissão automática de dez marchas. Ele chega em dezembro ao mercado brasileiro. Também confirmou que seu best seller HR-V terá uma versão com motor 1.5 turbo em 2019.
BMW
Montadora premium alemã tem como destaque a nova geração do médio Série 3. A BMW também exibe o Série 8 e a versão reestilizada do SUV X5. O trio chega ao mercado em 2019.
No caso do Série 3, a venda no Brasil segue junto com anúncio do
investimento de R$ 125 milhões na fábrica de Araquari (SC). O valor contempla a nova geração do sedã e também do utilitário-esportivo X4. O SUV começa a ser fabricado ainda em dezembro.
PORSCHE
Alemã ataca o mercado brasileiro com o 911 GT3 RS. Feito para as pistas, mas homologado para as ruas, o superesportivo custa R$ 1,2 milhão. Na linha SUV, destaque para o Macan, opção de acesso na categoria da grife alemã, por R$ 320 mil.
SUZUKI
Marca japonesa exibe a nova geração do Jimny no Salão do Automóvel. O modelo chega apenas no segundo semestre de 2019 e tem novo visual, sem é claro, perder o jeito quadrado que agrada seus fãs. Deverá custar cerca de 20% mais caro que o modelo vendido atualmente.
CAOA CHERY
Agora sob a batuta do grupo CAOA, a chinesa Chery ensaia um novo ataque ao mercado brasileiro. Como esperado, vai apostar no segmento mais desejado no país (e no mundo): os SUVs.
A Caoa Chery pretente lançar, ainda neste ano o compacto Tiggo 5X e o médio Tiggo 7 em janeiro de 2019. O grande Tiggo 8 também desembarca em 2019. Recém lançado, o sedã Arrizo 5, tem preços entre R$ 66 mil e 73 mil.
MITSUBISHI
Especializada em off road, a japonesa tem como destaque para o Salão do Automóvel de 2018 a nova geração do Pajero Sport. O SUV será oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, o mais avançado sistema 4×4 com o Super Select II e equipado com o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque, aliado a transmissão automática de oito velocidades.
Também tem destaque o recém-lançado o crossover Eclipe Cross. A novidade é que a marca anunciou investimento de R$ 300 milhões para produzi-lo, na fábrica de Catalão (GO). Inicialmente o modelo será importado e a nacionalização ocorrerá no segundo semestre de 2019.
LEXUS
Marca japonesa de luxo, que pertence à Toyota, também entrou na onda da eletrificação: a partir de 2019 só oferecerá veículos híbridos no Brasil.
A Lexus anunciou dois lançamentos: o inédito SUV compacto UX chega ao Brasil. Será disponível no Brasil apenas em sua versão híbrida UX 250h: modelo já pode receber pedidos na rede de concessionárias Lexus a partir deste mês, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2019. Os preços irão variar entre R$ 170 mil até R$ 210 mil. Também anunciou o sedã médio de luxo ES, por R$ 239 mil.
LIFAN
Já a Lifan apresenta e confirma a chegada dos SUV´s X70 e X7 My Way. O fabricante também expõe a minivan M7 para estudar viabilidade.
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Data: 8 a 18 de novembro de 2018
Horário: das 13h às 22h /das 11h às 19h (último domingo, dia 18)
Valor do ingresso (diário/inteira): Quinta (8/11) R$ 50; dias de semana R$ 72; fim de semana e feriados R$ 90