A história do automóvel é repleta de momentos marcantes que moldaram a indústria automobilística ao longo dos anos. No mês de setembro, diversas datas significativas relacionadas a carros e sua evolução merecem ser lembradas. Desde o nascimento do inventor do primeiro carro, Nicolas Joseph Cugnot, até o lançamento de modelos emblemáticos como o Ford Falcon e o Ford Pinto, setembro é um mês repleto de acontecimentos que influenciaram a maneira como vivemos e nos deslocamos.
Neste artigo, vamos explorar esses marcos importantes da história do automóvel de setembro, destacando inovações, acidentes impactantes e a evolução das empresas automobilísticas. Desde os primeiros veículos a vapor até a revolução dos carros elétricos, estas histórias nos lembram como a indústria automobilística sempre esteve em constante transformação, moldando nossa cultura e sociedade.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Neste dia nasceu Nicolas Joseph Cugnot em Lorena, França, creditado como o inventor do primeiro carro. Conhecido como “fardier a’ vapeur”, ou dray a vapor, era um veículo de três rodas usado para transportar canhões pelo exército.
Neste dia, Ferdinand Porsche nasceu no que hoje é a República Tcheca. Um prolífico designer e engenheiro, fundador da Porsche, ele é mais conhecido pelo design do Volkswagen Beetle, do Mercedes-Benz SS/SSK e do primeiro veículo híbrido a gás e elétrico, o Lohner-Porsche.
Sylvanus Bowser fabrica a primeira bomba de gasolina em Fort Wayne, Indiana, como um dispensador para reabastecer lâmpadas de querosene, mas no início do século 20 ele adaptou sua invenção para acomodar automóveis.
Em 1905, Bowser adicionou uma mangueira dedicada e adotou vários mecanismos de segurança, renomeando sua invenção para “Bomba de Armazenamento de Gasolina de Automedição”.
George W. Smith, motorista de táxi em Londres, colidiu com seu táxi elétrico.
Henry Bliss, um corretor de imóveis de 69 anos na cidade de Nova York, estava saindo de um bonde na West 74th Street quando um táxi elétrico o atingiu e o matou, tornando-se o primeiro pedestre conhecido a ser morto por um veículo motorizado.
Neste dia, em 1900, foi estabelecido um recorde de velocidade por Andrew L. Riker em um carro elétrico, provando que ele poderia competir com veículos a combustão interna na pista de corrida. O carro elétrico “Torpedo” de Riker, alimentado por bateria, atingiu 57,1 milhas por hora em uma corrida em Coney Island, NY, estabelecendo um recorde mundial de velocidade para automóveis elétricos.
Riker foi um dos primeiros designers de automóveis, conhecido por ajudar a indústria automobilística dos EUA na transição da fabricação de veículos elétricos para a gasolina. Em 1888, ele fundou a Riker Electric Motor Co. para fabricar motores elétricos e, um ano depois, fundou a Riker Motor Vehicle Co. em Nova Jersey. Agora, estamos novamente vendo os veículos elétricos ganhando destaque no cenário automobilístico.
A General Motors foi incorporada por William C. Durant, que na época era controlador majoritário da Buick. A GM foi criada como uma empresa de holding para a Buick, que então adquiriu a Buick e a Oldsmobile. Sob a liderança de Durant, a GM continuou sua expansão com a compra da Cadillac, Elmore, Welch, Cartercar, Oakland (Pontiac), Reliance Motor Truck Company e Rapid Motor Vehicle Company.
Carl G. Fisher, presidente da Prest-o-lite e co-fundador do Indianapolis Motor Speedway, anunciou planos para a Lincoln Highway, a primeira estrada transcontinental dos Estados Unidos.
Embed from Getty ImagesHenry Ford II, também conhecido como Hank The Deuce, nasceu, sendo o mais velho dos netos de Henry Ford. Hank foi presidente da Ford por 15 anos e CEO por quase 20 anos. Sob a liderança de Hank, a empresa…
O filho de Henry Ford, Henry Ford II, assumiu o controle da Ford Motor Co. após a aposentadoria de seu avô, Henry Ford. A mudança na liderança marcou uma nova era na gestão da Ford, com Ford II implementando mudanças significativas, incluindo melhores relações com os trabalhadores sindicalizados e o lançamento dos icônicos modelos Mustang e Thunderbird.
A Ford Motor Co. lançou seu modelo mais recente, o Ford Falcon, na primeira coletiva de imprensa nacional em circuito fechado. Um carro menor destinado a competir com os carros estrangeiros menores e mais eficientes em termos de combustível, a estreia do Falcon apresentou um motor de seis cilindros em linha leve de 95 cv com carburador de um único corpo, a opção de uma transmissão manual de três marchas ou automática de duas marchas e construção monobloco.
O Falcon foi eventualmente descontinuado e substituído pelo Ford Maverick.
A Ford Motor Company lançou o seu novo subcompacto Pinto de US$ 2.000 para combater a invasão dos econômicos carros japoneses. O Pinto se tornaria notório por ser suscetível a pegar fogo após um impacto violento.
Abalada por três recessões, duas crises energéticas e novos padrões governamentais e ambientais de eficiência de combustível, a Chrysler Corporation estava em dificuldades financeiras e enfrentando a falência. Diante do temor de grandes demissões na casa dos milhões e do ressurgimento das indústrias automobilísticas alemã e japonesa, o governo federal sob Jimmy Carter emprestou US$ 1,5 bilhão em dólares dos contribuintes para a Chrysler.
Após sofrer um derrame, que a levou a dirigir seu Rover P6 de um penhasco no dia anterior, a Princesa Grace de Mônaco, anteriormente conhecida como a atriz Grace Kelly, faleceu no hospital.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…