Um dos modelos mais icônicos da história do automóvel, a Komb, agora enfim é celebrada com uma data especial pela montadora. No Brasil, o Dia Nacional da Kombi é lembrado pelos fãs em 2 de setembro. Mas, a partir de agora, a própria Volkswagen decidiu fazer uma celebração anual: todo 2 de junho será dedicado a esse icônico modelo: Dia Internacional da Kombi.
A data coincide com a world premiere da nova ID.Buzz para os Estados Unidos. Trata-se do retorno da VW Bus (como é conhecida por lá), agora como um SUV elétrico de até 7 lugares. Para celebrar, ela oficializou o International Volkswagen Bus Day, todo 2 de junho. Nos EUA, a data passa a ser reconhecida pelo National Day Calendar, nos EUA.
Para lembrar a data, a subsidiária no Brasil revela um pouco da sua coleção de relíquias do utilitário. Além dos clássicos, já existe um sucessor hi-tech e 100% elétrico: o ID. Buzz. O modelo reforça a estratégia de mobilidade sustentável da marca na América Latina ao marcar presença em feiras e exposições pelo país. Esse modelo encanta a todos e resgata memórias da Kombi, que marcou o início das atividades da Volkswagen no Brasil há 70 anos.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A montagem da Kombi começou em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1957, em 2 de setembro, passou a ser produzida na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, com componentes nacionais. A Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo do Fusca, e também o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha.
Confira alguns modelos clássicos que pertencem à Garagem VW:
A Kombi Corujinha, modelo da primeira geração faz parte do acervo da Garagem VW e possui uma pintura saia-e-blusa combinando Vermelho Calipso com Branco Lótus. Em 2012, foi comprada de um colecionador e passou por uma restauração completa. Desde então, faz parte do acervo de clássicos da Garagem VW.
A Kombi Pick-up de 1999 foi utilizada pelo Desenvolvimento do Produto para transporte de peças e veículos, com uma carreta acoplada. Após rodar até 2017, passou por uma restauração completa e foi incorporada ao acervo da Volkswagen.
Em 2013, a Volkswagen do Brasil confirmou o fim da produção do modelo. A versão Last Edition foi lançada para coroar a carreira no Brasil. Essa versão especial possui itens exclusivos, como pintura “saia e blusa”, pneus com faixa branca, adesivos alusivos à versão de colecionador e cortinas nas janelas. O exemplar exposto na Garagem VW é o de número 0056/1200.
Essa é a verdadeira ‘last edition’: trata-se da última unidade fabricada na Anchieta, em 2013, também faz parte do acervo da Garagem VW. Com menos de 100 km no hodômetro, essa van encontra-se totalmente original.
A Kombi deixou um legado ao longo dos 53 anos na história do Brasil e outras décadas no mundo. O nome Kombi é uma abreviação para “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. No Brasil, foi lançada com um motor de quatro cilindros contrapostos de 1.200 cm³ refrigerado a ar.
Ao longo dos anos, passou por diversas evoluções, como a introdução da versão pick-up, aumento da cilindrada do motor e a adição de novos recursos. Contudo, a Volkswagen decidiu deixar o Brasil isolado no mundo: só tivemos as gerações T1 e T2, enquanto na Europa o modelo já está na T7. Isso sem falar da nova ID. Buzz…
A Kombi foi o primeiro utilitário nacional equipado com catalisadores e teve uma versão movida a diesel. Em 1997, foi lançada a Kombi Carat, versão mais luxuosa (ou menos espartana). Em 2005, o motor “a ar” foi substituído pelo motor “a água” 1.4 Total Flex, tornando o modelo mais potente e econômico.
A produção da Kombi foi encerrada em agosto de 2013, e a versão especial Last Edition foi lançada para marcar o fim dessa trajetória de sucesso.
A versão elétrica da Kombi, o ID. Buzz, está presente no Brasil desde o ano passado. Esse modelo faz parte da iniciativa Way to Zero e fortalece o compromisso da marca com a descarbonização da empresa e de seus produtos.
O ID. Buzz tem sido destaque em exposições e eventos pelo país, ao lado da Kombi T1 1961, a “Corujinha” do acervo da VW. A nova Kombi elétrica deverá ser vendida no Brasil, apesar de ainda não ter sido confirmada oficialmente.
Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…