Modelo médio tem novo design ‘centrado no ser humano’ e oferece motor 1.0 turbo híbrido com 155 cavalos. Ford Focus 2022 segue longe do Brasil e dos EUA
A Ford revelou nesta quinta-feira (14) o Focus 2022 para o mercado europeu. O carro ganha um novo design e motorizações eletrificadas com foco em baixo consumo de combustível. Além disso, o modelo médio passa a oferecer conectividade avançada e tecnologias de assistência ao motorista. O Ford Focus 2022 não retorna ao Brasil, nem aos Estados Unidos.
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Segundo a marca, o Focus 2022 adota uma filosofia de design “centrada no ser humano”. Além disso, assim como no Fiesta, o carro passa a ter abordagem mais distinta às variantes Titanium, ST-Line e Active. Cada um ganha elementos de estilo únicos, além do pacote X opcional além do Vignale, com acabamento mais luxuoso e design exclusivo.
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O Focus 2022 exibe o sistema SYNC 4 da próxima geração da Ford, que permite a navegação conectada à nuvem e controle de voz conectado com compreensão de linguagem natural. O SYNC 4 é suportado por uma tela de 13,2 polegadas , a maior do segmento 2. A tecnologia também permite que as atualizações de software sem fio do Ford Power-Up melhorem a funcionalidade ao longo do tempo.
Focus 2022: tecnologias
O modelo médio passa a oferecer algumas tecnologias avançadas de assistência ao motorista pela primeira vez. Isso inclui o Blind Spot Assist, 3 que monitora o ponto cego do motorista para veículos que se aproximam por trás e pode aplicar contra-direção para alertar o motorista e desencorajar uma manobra de mudança de faixa.
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O novo Focus também apresenta, pela primeira vez, uma opção de transmissão automática para os motores híbridos moderados EcoBoost Hybrid de 48 volts e economia de combustível, oferecendo até 155 CV. O Powershift automatizado de sete velocidades e dupla embreagem torna a direção menos exigente, apesar do consumidor europeu ainda preferir o câmbio manual.
O Focus 2022 tem motores turbo 1.0 EcoBoost Hybrid com 125 e 155 cv. O trem de força híbrido substitui o alternador padrão por um motor de arranque / gerador integrado acionado por correia (BISG), permitindo que a energia normalmente perdida durante a frenagem seja recuperada e armazenada em um pacote de bateria de íon de lítio dedicado. O novo Focus também oferece o motor a gasolina EcoBoost de 1.0 litro da Ford com 100 cv e 125 cv de potência e uma caixa de câmbio manual de seis velocidades.
O modelo também possibilita o motor diesel EcoBlue de 1,5 litros com potência de 95 cv e 120 cv, com câmbio manual ou automático de oito velocidades na opção mais potente. O novo Focus também possui tecnologia de modo de direção selecionável, permitindo que os motoristas escolham entre os modos Normal, Esportivo e Eco que podem ajustar as respostas do pedal do acelerador, Direção Assistida Eletrônica (EPAS) e caixa de câmbio automática para se adequar ao cenário de direção.
Novo Focus ST
A Ford também o novo Focus ST, oferecendo motores a gasolina EcoBoost, disponíveis nos estilos de carroçaria hatchback e wagon e desenvolvidos pela Ford Performance. O novo Focus ST apresenta um design exterior arrojado que enfatiza ainda mais seu caráter de alto desempenho. Os detalhes incluem grades frontais superiores e inferiores em forma de favo de mel, grandes aberturas laterais, saias laterais e spoilers otimizados no painel frontal inferior e no teto traseiro. Um novo design de jantes de liga leve de 18 polegadas é de série, com rodas de 19 polegadas opcionais.
O Ford Focus ST 2022 é movido por um motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros, entregando 280 cv e 420 Nm de torque apoiado por um turboalimentador twin-scroll com tecnologia anti-lag. Uma caixa de câmbio manual de seis velocidades é de série, enquanto a transmissão automática de sete velocidades com paddle shifters é disponível.
O hot-hatch tem sistemas como diferencial eletrônico de deslizamento limitado e Amortecimento Controlado Continuamente disponível que monitora a direção, frenagem, suspensão e entradas da carroceria 500 vezes por segundo para ajustar as respostas de amortecimento para fornecer conforto de condução e controle de curvas.