Marca celebra 105 anos do utilitário derivado do mítico Modelo T. Ford Modelo TT entrou para história como um dos primeiros modelos a popularizar o segmento
A Ford tem muita história com as picapes, graças à Série F, linhagem lançada em 1948 e que é o carro mais vendido nos EUA há décadas. Contudo, existe um ancestral desses modelos surgido anos antes. Trata-se do Ford Modelo TT, lançado há 105 anos, derivado do icônico Ford Modelo T.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Curiosamente, o Modelo TT foi pensado pelo mercado e não pela montadora. Fabricantes de peças ofereciam adaptações do automóvel em picapes e pequenos caminhões. Foi quando Henry Ford teve o estalo para criar mais um produto. Assim, em 1917, surgiu o veículo utilitário.
Confira: Ford GT LM Edition: supercarro homenageia Le Mans
A versão picape mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas oferecia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga. O Ford Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. O veículo tinha rodas de madeira no estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida. A suspensão traseira era do tipo eixo de torção mais rígida.
O chassi tinha preço de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho. A aposta deu certo e o Modelo TT chegou a vender 260 mil unidades em 1925. Nesse mesmo ano, a marca lançou o Modelo T Runabout, que tinha a caçamba integrada.
O Modelo TT saiu de linha em 1928, sendo substituído pelo Modelo AA, com capacidade de 1.5 tonelada. Ao todo foram mais de 1,3 milhão de unidades.
Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil