Notícias

GM faz recall de 80 robotaxis Bolt EV após acidente

Carro autônomo interpretou errado situação de trânsito e acidente deixou dois feridos. Robotaxis circulam em Las Vegas e San Francisco

A Cruise, empresa de transporte autônomo da General Motors, fez o recall de 80 robotaxis após acidente ocorrido em San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. O modelo envolvido no acidente foi um Chevrolet Bolt EV e duas pessoas ficaram feridas. Esse mesmo carro elétrico acaba de ser lançado no Brasil, com visual renovado mas sem o modo autônomo, claro.

O fato foi reportado em relatório obtido pela agência de notícias Reuters. Empresas como a Cruise e startups como a Waymo e Motional estão realizado diversos testes em locais de alto tráfego, para provar a segurança dos robotaxis. O objetivo não é apenas obter dados, mas também obter a aprovação dos reguladores de segurança e provar que “robotaxis” sem motorista podem ser implantado com segurança em escala. Mas acidentes como o registrado são um revés significativo.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Segundo a Reuters, a GM tirou 80 Bolt EV das ruas para atualização de software após o acidente. Segundo a empresa, o robotaxi estava fazendo um curva à esquerda, quando parou repentinamente no cruzamento, para evitar uma colisão com um veículo que viraria rente ao carro.

Contudo, o carro seguiu em linha reta e atingiu o Cruise Bolt EV. O departamento de polícia de São Francisco e a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) iniciaram investigações. Os órgãos acreditam que o carro previu de forma incorreta o caminho do veículo que se aproximou.

A Cruise, por usa vez, declarou que o veículo em sentido contrário dirigiu na pista de conversão à direita e estava a cerca de 65 km/h numa velocidade permitida de 40 km/h. O robotaxi acabou tomando uma manobra de proteção. “Essencialmente, o veículo “teve que decidir entre dois cenários de risco diferentes e escolheu aquele com o menor potencial de colisão grave no momento, antes da mudança repentina de direção do veículo que se aproximava”, disse a empresa.

Após o acidente, Cruise desativou temporariamente as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos autônomos e reduziu a área em que os veículos podiam operar. Após o recall e a atualização do software, Cruise disse que “gradualmente reintroduziu” as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos. (Fonte: Reuters e MotorTrend)

Leia ainda:
A estratégia da GM para impulsionar carros elétricos
Leilão online tem Chevrolet Camaro com lance inicial de R$ 90 mil

Chevrolet apresenta Equinox 2022 com inédita versão RS

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses