Carro autônomo interpretou errado situação de trânsito e acidente deixou dois feridos. Robotaxis circulam em Las Vegas e San Francisco
A Cruise, empresa de transporte autônomo da General Motors, fez o recall de 80 robotaxis após acidente ocorrido em San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. O modelo envolvido no acidente foi um Chevrolet Bolt EV e duas pessoas ficaram feridas. Esse mesmo carro elétrico acaba de ser lançado no Brasil, com visual renovado mas sem o modo autônomo, claro.
O fato foi reportado em relatório obtido pela agência de notícias Reuters. Empresas como a Cruise e startups como a Waymo e Motional estão realizado diversos testes em locais de alto tráfego, para provar a segurança dos robotaxis. O objetivo não é apenas obter dados, mas também obter a aprovação dos reguladores de segurança e provar que “robotaxis” sem motorista podem ser implantado com segurança em escala. Mas acidentes como o registrado são um revés significativo.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Segundo a Reuters, a GM tirou 80 Bolt EV das ruas para atualização de software após o acidente. Segundo a empresa, o robotaxi estava fazendo um curva à esquerda, quando parou repentinamente no cruzamento, para evitar uma colisão com um veículo que viraria rente ao carro.
Contudo, o carro seguiu em linha reta e atingiu o Cruise Bolt EV. O departamento de polícia de São Francisco e a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) iniciaram investigações. Os órgãos acreditam que o carro previu de forma incorreta o caminho do veículo que se aproximou.
A Cruise, por usa vez, declarou que o veículo em sentido contrário dirigiu na pista de conversão à direita e estava a cerca de 65 km/h numa velocidade permitida de 40 km/h. O robotaxi acabou tomando uma manobra de proteção. “Essencialmente, o veículo “teve que decidir entre dois cenários de risco diferentes e escolheu aquele com o menor potencial de colisão grave no momento, antes da mudança repentina de direção do veículo que se aproximava”, disse a empresa.
Após o acidente, Cruise desativou temporariamente as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos autônomos e reduziu a área em que os veículos podiam operar. Após o recall e a atualização do software, Cruise disse que “gradualmente reintroduziu” as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos. (Fonte: Reuters e MotorTrend)
Leia ainda:
A estratégia da GM para impulsionar carros elétricos
Leilão online tem Chevrolet Camaro com lance inicial de R$ 90 mil
Chevrolet apresenta Equinox 2022 com inédita versão RS
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…