Chega de bagre: Hyundai HB20 2023 agora tem novo design bem mais agressivo. Confira as novidades e a tabela de preços do automóvel de passeio mais vendido do Brasil
Thiago Ventura
De Campinas (SP)
No ano em que completa 10 anos de Brasil, a Hyundai Motor Brasil resolveu fazer uma cirurgia plástica em seu carro-chefe. O carro deixa o design controverso que rendeu o famigerado apelido de ‘Bagre’ por uma nova dianteira, muito mais harmoniosa e agressiva. O Hyundai HB20 2023 chega ao mercado num momento ótimo: é o líder entre os automóveis de passeio e só perde para a best seller Fiat Strada. Ajudado pela crise do semicondutores que atrapalhou seu rival Onix, o novo visual chega para marcar um gol de placar e garantir o segundo título de mais vendido da categoria.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Hyundai HB20 2023 foi completamente renovado em sua dianteira e traseira, adotando linhas mais agressivas e nervosas. O interior foi mantido, mas ganhou cluster digital nas versões topo de linha. O carro ainda ganha novos itens de segurança e promete incomodar os concorrentes com preços a partir de R$ 76.690 .
O modelo chega ao mercado em sete versões, com dois motores e duas opções de câmbio. O carro passa a adotar a mesma nomenclatura de versões do Creta. O sedã Hyundai HB20S foi exibido nesta terça-feira, mas só chega ao mercado nos próximos meses.
Preços do Hyundai HB20 2023
Sense MT R$ 76.690
Comfort MT R$ 79.990
Limited MT R$ 85.490
Comfort 1.0T MT R$ 93.790
Comfort 1.0T AT R$ 99.390
Platinum 1.0T AT R$105.390
Platinum Plus 1.0AT R$ 114.390
Hyundai HB20 2023: design
A vista frontal do Hyundai HB20 2023 é o grande destaque dessa atualização. O carro passa a adotar linhas mais dramáticas e grade dividida em dois segmentos. A peça conta com elementos paramétricos; as luzes de seta foram alojadas no para-choque, enquanto capô ganhou vincos marcantes. Com as mudanças o carro ganhou 5 cm de comprimento na dianteira e 2.5 na traseira.
Por falar nisso, na parte de trás o Hyundai HB20 tem nova tampa do porta-malas, para-choque e iluminação. As lanternas são ligadas por um elemento refletivo, inspiradas nos modelos mais caros e de outros mercados como Tucson e Elantra. A peça tem iluminação em LED e tem elementos tridimensionais, enquanto as luzes de seta também caíram para o porta-malas.
Na vista lateral, de novidade apenas as novas rodas de liga-leve, agora com 16″, ante as de 15″de até então. A distância entre-eixos está mantida em 2,53m, assim com o volume do porta-malas, com 300 litros e do tanque, que recebe 50 litros.
No interior, segue o mesmo desenho já bem conhecido. Havia quem achasse que a Hyundai Motor do Brasil optasse por utilizar o visual do i20 europeu, mas isso não se confirmou. A novidade fica por conta do cluster 100% digital, disponível apenas nas configurações Platinum e Platinum Plus. É um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista.
A central multimídia passa para 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play sem fio e o carro pode vir equipado com carregador por indução. Somente na top de linha, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
Novidades em segurança
O Hyundai HB20 2023 passa a oferecer também novo itens de segurança. O carro oferece em todas as versões seis airbags, incluindo airbags laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
O hatch avança na oferta de itens avançados de segurança, como os novos assistentes de permanência e centralização em faixa (LKA e LFA) e assistente de ponto cego (BCA). Pena, que apenas para a versão topo de linha. O Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), que já era oferecido, permanece. O carro é capaz de frear sozinho e mitigar algum acidente; agora é capaz de detectar ciclistas, além de pedestres e veículos.
Somente no Platinum Plus, o pacote de segurança passa a vir também com o alerta de Saída Segura (SEW), que ajuda a evitar acidentes caso alguma pessoa abra a porta enquanto outros carros se aproximam. Há também um novo alerta para evitar o esquecimento de objetos ou pessoas no banco traseiro.
Na linha 2023, o carro ganha, somente na versão topo de linha, o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), capaz de movimentar o volante para manter o carro no centro da faixa de rodagem. Ele atua em conjunto com o Assistente de Permanência em Faixa (LKA), para evitar que o carro vá para outra pista.
Tecnologia na linha 2023
Se a segurança ficou muito boa em especial para a opção mais cara, outros recursos tecnológicos são ampliados nas demais versões. A partida remota pode ser operada na Platinum e Platinum Plus.
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade agora são de série em todas as versões. Na Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.
O HB20 2023 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais 1 está disponível para os passageiros traseiros.
O novo HB20 conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple CarPlay e botão para acionamento do comando de voz no volante.
Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
O sistema de carros conectados Bluelink é disponível nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus. O serviço de degustação gratuita do Bluelink foi estendido de 6 meses para 3 anos. Quem comprou o carro com o equipamento no passado vão ter o benefício estendido.
Motor
Na parte mecânica, nada mudou. O carro segue com motores 1.0 três cilindros aspirado e turbinado. O modelo de entrada tem o bloco Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
tem até 80 cv com etanol e 75 com gasolina com torque máximo de 10,2 kgf.m com combustível de cana. Esse motor é associado ao câmbio manual de cinco marchas.
O turbinado Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex rende até 120 cv de potência com etanol e gasolina e oferece torque de 17,5 kgf.m com etanol e 17,5 kgf.m com gasolina a 1.500 rpm. Ele pode ser associado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas.
O conjunto oferece o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente para reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes. O carro pode vir equipado com borboletas atrás do volante para trocas manuais ou pela alavanca de câmbio.
Cores
O HB20 2023 pode ser comprado em seis cores: Branco Atlas e Preto Ebony sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Sapphire Blue, que era exclusivo do sedã e agora estará disponível também no hatch.