Chega de bagre: Hyundai HB20 2023 agora tem novo design bem mais agressivo. Confira as novidades e a tabela de preços do automóvel de passeio mais vendido do Brasil
Thiago Ventura
De Campinas (SP)
No ano em que completa 10 anos de Brasil, a Hyundai Motor Brasil resolveu fazer uma cirurgia plástica em seu carro-chefe. O carro deixa o design controverso que rendeu o famigerado apelido de ‘Bagre’ por uma nova dianteira, muito mais harmoniosa e agressiva. O Hyundai HB20 2023 chega ao mercado num momento ótimo: é o líder entre os automóveis de passeio e só perde para a best seller Fiat Strada. Ajudado pela crise do semicondutores que atrapalhou seu rival Onix, o novo visual chega para marcar um gol de placar e garantir o segundo título de mais vendido da categoria.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Hyundai HB20 2023 foi completamente renovado em sua dianteira e traseira, adotando linhas mais agressivas e nervosas. O interior foi mantido, mas ganhou cluster digital nas versões topo de linha. O carro ainda ganha novos itens de segurança e promete incomodar os concorrentes com preços a partir de R$ 76.690 .
O modelo chega ao mercado em sete versões, com dois motores e duas opções de câmbio. O carro passa a adotar a mesma nomenclatura de versões do Creta. O sedã Hyundai HB20S foi exibido nesta terça-feira, mas só chega ao mercado nos próximos meses.
Sense MT R$ 76.690
Comfort MT R$ 79.990
Limited MT R$ 85.490
Comfort 1.0T MT R$ 93.790
Comfort 1.0T AT R$ 99.390
Platinum 1.0T AT R$105.390
Platinum Plus 1.0AT R$ 114.390
A vista frontal do Hyundai HB20 2023 é o grande destaque dessa atualização. O carro passa a adotar linhas mais dramáticas e grade dividida em dois segmentos. A peça conta com elementos paramétricos; as luzes de seta foram alojadas no para-choque, enquanto capô ganhou vincos marcantes. Com as mudanças o carro ganhou 5 cm de comprimento na dianteira e 2.5 na traseira.
Por falar nisso, na parte de trás o Hyundai HB20 tem nova tampa do porta-malas, para-choque e iluminação. As lanternas são ligadas por um elemento refletivo, inspiradas nos modelos mais caros e de outros mercados como Tucson e Elantra. A peça tem iluminação em LED e tem elementos tridimensionais, enquanto as luzes de seta também caíram para o porta-malas.
Na vista lateral, de novidade apenas as novas rodas de liga-leve, agora com 16″, ante as de 15″de até então. A distância entre-eixos está mantida em 2,53m, assim com o volume do porta-malas, com 300 litros e do tanque, que recebe 50 litros.
No interior, segue o mesmo desenho já bem conhecido. Havia quem achasse que a Hyundai Motor do Brasil optasse por utilizar o visual do i20 europeu, mas isso não se confirmou. A novidade fica por conta do cluster 100% digital, disponível apenas nas configurações Platinum e Platinum Plus. É um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista.
A central multimídia passa para 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play sem fio e o carro pode vir equipado com carregador por indução. Somente na top de linha, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
O Hyundai HB20 2023 passa a oferecer também novo itens de segurança. O carro oferece em todas as versões seis airbags, incluindo airbags laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
O hatch avança na oferta de itens avançados de segurança, como os novos assistentes de permanência e centralização em faixa (LKA e LFA) e assistente de ponto cego (BCA). Pena, que apenas para a versão topo de linha. O Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), que já era oferecido, permanece. O carro é capaz de frear sozinho e mitigar algum acidente; agora é capaz de detectar ciclistas, além de pedestres e veículos.
Somente no Platinum Plus, o pacote de segurança passa a vir também com o alerta de Saída Segura (SEW), que ajuda a evitar acidentes caso alguma pessoa abra a porta enquanto outros carros se aproximam. Há também um novo alerta para evitar o esquecimento de objetos ou pessoas no banco traseiro.
Na linha 2023, o carro ganha, somente na versão topo de linha, o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), capaz de movimentar o volante para manter o carro no centro da faixa de rodagem. Ele atua em conjunto com o Assistente de Permanência em Faixa (LKA), para evitar que o carro vá para outra pista.
Se a segurança ficou muito boa em especial para a opção mais cara, outros recursos tecnológicos são ampliados nas demais versões. A partida remota pode ser operada na Platinum e Platinum Plus.
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade agora são de série em todas as versões. Na Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.
O HB20 2023 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais 1 está disponível para os passageiros traseiros.
O novo HB20 conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple CarPlay e botão para acionamento do comando de voz no volante.
Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
O sistema de carros conectados Bluelink é disponível nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus. O serviço de degustação gratuita do Bluelink foi estendido de 6 meses para 3 anos. Quem comprou o carro com o equipamento no passado vão ter o benefício estendido.
Na parte mecânica, nada mudou. O carro segue com motores 1.0 três cilindros aspirado e turbinado. O modelo de entrada tem o bloco Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
tem até 80 cv com etanol e 75 com gasolina com torque máximo de 10,2 kgf.m com combustível de cana. Esse motor é associado ao câmbio manual de cinco marchas.
O turbinado Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex rende até 120 cv de potência com etanol e gasolina e oferece torque de 17,5 kgf.m com etanol e 17,5 kgf.m com gasolina a 1.500 rpm. Ele pode ser associado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas.
O conjunto oferece o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente para reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes. O carro pode vir equipado com borboletas atrás do volante para trocas manuais ou pela alavanca de câmbio.
O HB20 2023 pode ser comprado em seis cores: Branco Atlas e Preto Ebony sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Sapphire Blue, que era exclusivo do sedã e agora estará disponível também no hatch.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…