Notícias

JAC E-JS1: amigo da natureza e inimigo do dono

Hatch elétrico chinês foi reprovado pelo Latin NCAP. Desgaste dos pneus do JAC E-JS1 foi tão acentuado que teste de ESC foi interrompido

JAC E-JS1: elétrico zero estrela no Latin NCAP


O primeiro teste de impacto com um carro elétrico do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) teve um resultado decepcionante. O modelo avaliado foi o JAC e-JS1, também chamado de E-S1 ou E10x, de acordo com o mercado. O hatch 100% elétrico é amigo da natureza por não emitir CO2, mas coloca a segurança do dono em risco: levou zero estrela no crash teste!

Leia também: Casal será indenizado após JAC T40 ficar mais de um ano parado por falta de peças

O Latin NCAP informou sobre os procedimentos para avaliação de impacto dos carros elétricos. Assim como os híbridos e à combustão, seguem o protocolo de proteção para adultos, crianças e pedestres/vulneráveis. Contudo, os veículos elétricos a bateria (BEV) também têm o risco de choque elétrico e sistemas de corte de bateria são avaliados. Para isso, interruptores de corte de energia de emergência colocados em áreas de fácil acesso após o teste de colisão.

E justamente neste aspecto que o JAC e-JS1 preocupa. Segundo o Latin NCAP, o modelo não cortou sua energia elétrica após o teste frontal como deveria ter acontecido se o corte de emergência estivesse presente e funcionando corretamente. Além disso, no impacto lateral, o sistema de corte indicou que foi ativado, mas o carro ainda estava em movimento, de modo que a bateria ainda estava conectada e funcionando.

Além disso, como os carros elétricos são mais pesados que um correspondente com motor de combustão interna, as estruturas devem ser desenvolvidas para manter sua resistência à colisão com massa maior, assim como as estruturas devem ser desenvolvidas para evitar danos às baterias ou qualquer outra fonte de energia para o trem de força elétrico. O instituto informa ainda que freios e pneus devem ser planejados pensando nisso, uma vez que durante uma batida o desgaste aumenta.

E justamente isso foi um ponto crítico no hatch chinês. O desgaste dos pneus durante o teste ESC do foi tão severo que em certo ponto a avaliação teve que ser interrompida.

“A versão elétrica do JAC E10x, também chamado de EJS1 ou E-S1, é usada como táxi no México. O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de “limpo ou seguro”, ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro”, criticou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses