SUV médio mais vendido no Brasil, o Jeep Compass ampliou seu porta-malas de 410 litros para 476 litros. Saiba a mágica feita pela Stellantis
O Jeep Compass ficou mais bonito, com melhor acabamento e ainda ganhou um inédito motor 1.3 turboflex na linha 2022. Mas como todo bom utilitário-esportivo (SUV) que se preze, é preciso um bom porta-malas. E isso aconteceu: mesmo sem ser uma nova geração, o volume do Compass 2022 passou de 410 para 476 litros!
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Porém, não houve qualquer alteração no espaço ou peças, com no caso do Jeep Renegade, por exemplo. Antes, o SUV compacto tinha apenas 290 litros, mas conseguiu subir para 320 ao adotar o estepe do tipo temporário. Então, o que explica o aumento de 410 para 476 litros no Compass 2022?
Na verdade, ao contrário do caso do Renegade, o SUV médio fabricado em Goiana (PE) não teve qualquer mudança e sim no método de aferição adotado pela Jeep. Agora, a marca americana passou a adotar o método volumétrico. Esse tipo considera o volume integral do espaço, como se ele fosse ocupado por um líquido. Ou seja, de fato cabem 476 litros (de água, por exemplo) no porta-malas no Compass, apesar de que ninguém vai fazer isso.
Ate então, a Jeep utilizava o método SAE, típico das montadoras americanas. Através de um programa de computador, fórmulas cúbicas variadas que simulam vários objetos são até completar o todo o espaço do porta-malas. Nessa configuração, o Compass tem 410 litros.
Outra forma para aferir o volume do porta-malas é o método VDA, que consiste em utilizar blocos fixos de um litro de capacidade. Nesse método, a tampa não precisa ser fechada de forma que não seria também uma forma real para avaliar.
Como não há uma forma obrigatória de se medir o volume do porta-malas, cada montadora pode utilizar o seu método. Porém, isso confunde o consumidor, pois não há uma forma equivalente para comparar um modelo com outro.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…