Decisão da 2ª Vara do Trabalho suspende mais de 500 demissões de empregados da Caoa Chery. Juiz afirma que houve demissão em massa sem negociação
A Justiça do Trabalho concedeu liminar suspendendo a demissão em massa realizada pela Caoa Chery, na planta de Jacareí (SP). A decisão acontece em resposta à ação civil pública movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região contra a empresa. Por ser uma liminar, ainda cabe recurso.
Na decisão, o juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de Jacareí, reconhece que as demissões ocorreram sem negociação o que caracteriza dispensa coletiva. Segundo o sindicato, as demissões aconteceram na quarta-feira (25), por meio de telegramas e e-mails. Neste mês, a Caoa Chery anunciou o fechamento da fábrica e saída de linha do Tiggo 3X.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
“Foi uma grande vitória da luta e da garra dos metalúrgicos em defesa dos empregos. Mostramos mais uma vez que não se deve entregar direitos e aceitar demissões. Os trabalhadores da Caoa Chery e da Avibras são bravos lutadores e já fazem parte da história da nossa categoria”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
A demissão em massa acontece em meio negociações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Uma nova audiência está marcada para quarta-feira (1º), às 14h. O sindicato contabiliza 580 demissões, número superior às 446 dispensas anunciadas pela empresa. Na decisão, o juiz estipula multa diária de R$ 50 mil caso as demissões não sejam revertidas.
LEIA TAMBÉM:
CAOA VENCE AÇÃO CONTRA A HYUNDAI E VAI TRAZER NOVOS IMPORTADOS PARA O BRASIL
COM VENDAS PÍFIAS, CHERY ARRIZO 5 SAI DE LINHA NO BRASIL; CAOA NEGA
CAOA CHERY TIGGO 8 SUPERA 7 MIL UNIDADES FABRICADAS NO BRASIL
O Sindicato propôs cinco meses de layoff e mais três meses de estabilidade como forma de preservação dos empregos. Exige também a permanência da montadora no município. A Caoa negou acordo e se propõe a pagar um acional extra além das obrigações legais.
O Sindicato também cobrou dos governos federal, estadual e municipal medidas que barrassem o fechamento da fábrica. Na próxima terça-feira (31), acontecerá uma reunião, convocada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com o Sindicato, a empresa e a prefeitura de Jacareí. O encontro será no Palácio dos Bandeirantes, às 14h30.
LEIA TAMBÉM:
Já está valendo: carro PcD até R$ 140 mil tem isenção de IPI; deficientes auditivos ficam de fora
Justiça nega pedido de motorista para mudar placa ‘GAY’ de Toyota Corolla
Presidente da Stellantis explica carro com preço caro no Brasil: ‘consumidor quer mais SUVs e picapes’
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…