Modelo é o primeiro com a nova logo e com sistema híbrido leve, que acrescenta 2 cv na potência total do carro. Kia Stonic tem consumo de 13,3 km/l na cidade
A Kia Brasil lançou nesta terça (23) no mercado nacional o Stonic, SUV compacto híbrido que marca o novo posicionamento da montadora sul-coreana. O modelo tem motor 1.0 turbo com sistema híbrido leve e também estreia a nova logo da Kia no Brasil. O carro pode ser seu por R$ 149.990.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Stonic é um produto ímpar para a Kia no Brasil, pois inicia a nova fase da marca, agora voltada para modelos HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles). Degrau baixo da mobilidade 100% elétrica, os dois tipos de veículos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE).
No caso do Stonic, os engenheiros da Kia utilizam o motor 1.0 DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível. O sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
MAIS NOTÍCIAS DA KIA:
Kia vendeu apenas quatro Stinger GT no Brasil em 2021
Arrascaeta ganha Kia Sportage como melhor jogador da Supercopa
Revelado novo logotipo e slogan da Kia para disputar liderança da indústria
Kia Rio: marca anuncia investimento de R$ 165 mi no Brasil
Cerato: marca coreana registra aumento de 9,1% nas vendas globais
O bloco à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
A novidade tem 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, com 2.580 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.
O Stonic oferece tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™. O SUV tem a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor e saída USB disponível na parte de trás do veículo.
O carro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.
Segundo a Kia, o Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência. Além disso, vem com airbags frontais, laterais e de cortina. Tem ainda retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa (HAC).
“O Stonic é o primeiro SUV compacto híbrido do País, com o benefício de dispensa do rodízio e IPVA reduzido na cidade de São Paulo. É uma grande vantagem ao usuário. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos. Com o Stonic, vamos inaugurar uma nova fase aqui no mercado brasileiro, com aumento expressivo de nosso portfólio com mais modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
No Brasil, o Stonic é disponibilizado em seis cores – preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.500,00 e às versões com dois tons, R$ 4.300,00.
A garantia do Stonic é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…