Inédito SUV de entrada da Maserati divide plataforma com o Alfa Romeo Stelvio. Grecale será concorrente de peso para o Macan
A Maserati revelou nesta terça (22) seu inédito SUV de entrada, o Grecale 2023. O modelo chega para concorrer com rivais como o Porsche Macan e terá opção de até 530 cavalos. No próximo ano, o veículo ganha uma opção 100 % elétrica. O modelo chega ao mercado europeu na segunda metade de 2022.
O Maserati Grecale Grecale compartilha a plataforma básica com o Alfa Romeo Stelvio , mas possui uma linha de motores exclusiva. Ele tem 4.846 mm de comprimento com distância entre eixos de 2.901 mm, altura de 1.670 mm, largura de 2.163 mm (incluindo espelhos retrovisores). O porta-malas leva 570 litros na versão Trofeo L e 530 nas híbridas.
Confira:
Este Maserati Ghibli é o carro funerário mais incrível que você já viu!
Serão três versões: GT, a “básica”, Modena e Trofeo, a mais nervosa. No ano que vem ganhará a versão elétrica Folgore. O Grecale Trofeo tem motor 3.0 V6 biturbo com 530 cv. Acelera de 0-100 km/h em 3,8 segundos com velocidade máxima de 285 km/h, além de oferecer uso extensivo de materiais nobres como madeira, fibra de carbono e couro.
O design do Grecale exibe o novo símbolo visual da Maserati, que o distingue todos os novos modelos desde o MC20. A frente apresenta uma grade baixa e imponente, enquanto o perfil se destaca pelo contraste entre linhas fluídas e sinuosas ante os componentes técnicos destacados pelo uso de fibra de carbono. Na traseira, as lanternas traseiras tipo bumerangue são inspiradas no Giugiaro 3200 GT, de 1998. Elas se enquadram na linha trapezoidal, destacando o estilo SUV coupé.
No interior, na cabine, foi adicionado o tradicional relógio Maserati. Digital pela primeira vez, ele se transforma em um verdadeiro concierge no carro, graças ao controle de voz. O Grecale inaugura um novo padrão na marca:
A Maserati passa a adotar várias telas: uma grande tela central de 12,3”, a maior já vista em um modelo da marca, outra tela de 8,8” para os controles extras e uma terceira para os passageiros nos bancos traseiros. Esse padrão será estendido aos demais modelos.
O Grecale GT e usa um motor turbo de 2,0 litros de quatro cilindros com um sistema híbrido leve de 48V. Nesta aplicação, o motor produz 300 cv. Depois, há o Grecale Modena, que usa o mesmo motor aumentado para 330 cv. Em ambos os casos o torque é de 450 Nm. A tração nas quatro rodas é padrão em toda a linha, e cada Grecale possui uma transmissão automática de oito velocidades da ZF.
O SUV conta ainda com freios Brembo ventilados e suspensão multilink são padrão desde o básico GT. Opcionalmente pode vir com suspensão a ar, amortecedores adaptativos e diferencial de deslizamento limitado. O GT vem de fábrica com rodas de 19 polegadas e o Modena recebe de 20″.
Já o Trofeo divide o motor 3.0 V6 biturbo com o MC20, mas oferecendo 530 cv e 620 Nm. Ele tem estilo exterior mais agressivo e peças de acabamento internas exclusivas. Diferencial eletrônico de deslizamento limitado, suspensão a ar com amortecedores adaptativos, freios maiores com pinças dianteiras de seis pistões, rodas de 21 polegadas e um modo de direção Corsa são itens de série.
Os dados técnicos da futura versão elétrica não foram divulgados. Contudo, a Maserati anuncia que o SUV terá torque monstruoso na casa dos 800Nm. O preço oficial também não foi divulgado.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…