Futuro próximo: Meta e BMW querem realidade virtual e aumentada em alta velocidade

0

Pesquisa feita pela Meta e BMW pretende lançar nova geração de dispositivos com realidade virtual e aumentada com capacidade para operar em alta velocidade

BMW iX 100% elétrico: marca bávara tem parceria com a Meta
BMW iX 100% elétrico: marca bávara tem parceria com a Meta

Novidades na realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) foram anunciadas por Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, em parceria com o Grupo BMW. Em um vídeo, Zuckerberg demonstra o Meta Quest Pro, óculos de realidade virtual da Meta, dentro de um carro, mostrando aplicativos fixados no ambiente digital mesmo em alta velocidade.

Segundo a Meta, se bem-sucedida, essa tecnologia poderá revolucionar as viagens de carro, trem, avião e muito mais, oferecendo novas formas de comunicação, entretenimento e utilidade sem o uso das mãos, proporcionando um valor muito maior do que as telas e instrumentos que estamos acostumados a ver nos veículos atualmente. Além disso, a empresa menciona a expectativa de integração de assistentes virtuais baseados em inteligência artificial no futuro.

Exemplo de VR e AR aplicada dentro de um BMW em movimento

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O uso da Realidade Virtual em carros em movimento rápido apresenta desafios, pois os sensores do dispositivo (Inertial motion sensors – IMUs) ficam confusos com os sinais contraditórios do movimento do dispositivo dentro do carro e do movimento do veículo em relação ao mundo. Isso impossibilita a exibição de um conteúdo virtual estável. Para solucionar esse problema, a Meta incorporou as informações dos sensores de um carro BMW ao sistema de rastreamento do Meta Quest Pro.

“Para solucionar esse problema, colaboramos com a BMW para incorporar os dados da IMU do conjunto de sensores de um carro BMW em tempo real no sistema de rastreamento dos nossos óculos de pesquisa do Projeto Aria. Essas informações adicionais permitem que o sistema calcule a localização dos óculos em relação ao carro”, diz a Meta.


A parceria entre a Meta e a BMW inclui a colaboração das duas empresas no laboratório de inovação da Meta, chamado Reality Labs. Desde 2021, as empresas têm o objetivo de explorar como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual podem ser integradas aos veículos para melhorar a experiência dos passageiros e, eventualmente, dos motoristas.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento