Não leve multa! CRLV 2022 começa a ser exigido em MG

0

Motoristas precisam ter o CRLV 2022 regularizado para não levar multa em Minas Gerais. Documento impresso não é mais enviado pelo correio

Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos para o prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desde o último dia 21 de novembro, o CRLV referente ao ano de 2022, no formato digital ou impresso, será considerado o documento válido para comprovar a regularidade do veículo em circulação. O documento impresso em papel moeda não é mais enviado pelos correios.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento é disponibilizado na versão digital com acesso por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e para impressão em folha de papel comum no site www.detran.mg.gov.br e portal de serviços da Senatran. Apesar de não ser mais enviado pelos Correios, a taxa permanece obrigatória, além do IPVA do veículo.

Para fins de fiscalização, o CRLV 2022 poderá ser apresentado impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. O porte do CRLV poderá ser dispensado, caso o agente possa consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se veículo está licenciado.

Leia também:
Caoa Chery lança nova versão Tiggo 8 TXS Max Drive
BYD Song Plus quer colocar Compass 4xe no chinelo
Bolsonarista perde aposta e entrega Volvo XC60 a petista
Câmara proíbe guincho caso motorista retire carro de estacionamento proibido

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, “durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos”.

CRLV: Multa

Caso o motorista seja flagrado com o CRLV 2022 atrasado, receberá multa gravíssima de R$293,47 de acordo com o inciso V do art. 230 do CTB. O condutor ainda terá 7 pontos que são adicionados ao seu prontuário.

Já o artigo 133 do CTB prevê que o porte do CRLV é obrigatório ao motorista, sendo passível de multa leve de R$ 88,38 e três pontos na carteira. Porém, o porte é dispensado caso o agente consiga ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

CRLV 2022 não disponível

Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2022 devem acessar o site oficial do Detran-MG para verificar se há débitos do IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.

Para maior tranquilidade dos proprietários de veículos automotores, registrados no Estado de Minas Gerais, o Detran-MG comunicou a todos os Órgãos e Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros Estados, por meio da Senatran, sobre o licenciamento de 2022.

CRLV impresso virou artigo do passado