Agora fabricada na Argentina, Nissan Frontier 2019 amplia gama de versões e recebe melhoramentos técnicos para tentar subir nas vendas
Por Thiago Ventura
Nova Lima (MG) – Agora fabricada na Argentina, linha 2019 da Frontier chega ao mercado em quatro versões. A picape média foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018. Ela substitui a do ano anterior, que tinha duas versões e vinha do México.
A Frontier é montada em Córdoba, nova planta Nissan, de onde também sairão a Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X. Na linha 2019, o modelo ganha itens inéditos no segmento como câmera de 360º, teto solar e motor com duas potências.
A picape também pode vir com itens como detector Inteligente de Objetos em Movimento, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros. O modelo também recebeu melhoramentos técnicos na suspensão, rodas, direção, motorização, na transmissão e no sistema de tração. Agora, existem com câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel passa a ter opção de uma (160 cv) ou duas turbinas (190 cv).
Até então a Frontier era oferecida nas versões LE e XE. Agora ficou assim: S (básica), Attack, XE e LE (top de linha). Todas a diesel e com tração integral. Essa da foto, tem visual diferenciado com adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição “4×4”, estribos laterais, santantônio e rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante. É oferecida na opção 4×4 com motor de duplo turbo e 190 cavalos.
Melhorias mecânicas
Se no visual a Frontier tem a mesma cara da 2018, a mudança de fábrica resultou em novidades técnicas. A engenharia da Nissan fez aprimoramentos no conforto dos bancos, na parte acústica e na dinâmica do veículo. O sistema de direção, por exemplo, foi modificado e está ainda mais preciso nas respostas e bem mais leve para as manobras.
No banco traseiro, os assentos e encosto foram remodelados para aumentar o conforto dos passageiros. O ângulo do encosto, por exemplo, está 3,5º maior e a almofada do assento cresceu 129 mm no comprimento para aumentar o contato das pernas, tornando as viagens mais confortáveis. Outra novidade no banco de trás é a inclusão do apoio de braço dobrável com porta-copos embutido em todas as versões, liberando espaço na parte central do assoalho.
A suspensão traseira com sistema (que a Nissan chama de) multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). O sistema recebeu molas maiores visando melhorar a performance dinâmica e dar mais estabilidade e respostas mais rápidas na direção.
Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria. Com as novidades, transportar cargas na Nissan Frontier ficou ainda mais estável.
Com a aplicação de para-brisas acústicos e isolamentos sonoros no para-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, a cabine ficou até 5dB mais silenciosa, de acordo com as medições da Nissan.
A linha 2019 acrescenta cinto de três pontos para todos, além de seis airbags (na versão LE), sendo que dois são de cortina para a parte traseira. A Nissan Frontier passa a contar também com o sistema Isofix para a retenção de cadeiras infantis.
O sistema ABS para frenagem também foi modificado. Os freios e os cilindros traseiros estão maiores para tornar a reação do pedal mais rápida e eficiente em relação à desaceleração do carro.
Mercado
Em 2018, a Nissan Frontier vendeu 6.325 unidades no Brasil, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), número que coloca a japonesa na sexta posição entre as picapes médias. Esse volume acendeu a luz amarela na fábrica, que resolveu mexer para aumentar um pouco as vendas. A meta é dobrar esse número em 2019.
Em Minas, segundo a Nissan, a evolução na participação nas vendas do segmento de picapes médias em Minas Gerais atingiu 5,7% no estado e 6,6% na cidade de Belo Horizonte (teve 4,3% no estado e 4,7% na capital em 2017). Com isso, vislumbra possibilidade de crescimento nesse mercado.
Tabela de Preços:
Nissan Frontier 2019
S MT6 4×4 – R$ 136.190
Attack AT7 4×4 – R$ 153.590
XE AT7 4×4 – R$ 172.880
LE AT7 4×4 – R$ 193.290
Em breve vamos receber uma unidade para avaliação e mostrar as novidades para você em detalhes!
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…