Nissan Sentra 2023 ganha nova geração e belo design por R$ 148 mil

0

Novo Nissan Sentra 2023 mantém veterano motor 2.0 aspirado, mas tem design muito mais bonito que Corolla e Civic. Conheça mais detalhes

Nissan Sentra 2023: novo visual e mais segurança
Nissan Sentra 2023: novo visual e mais segurança

O Nissan Sentra está de volta para o mercado brasileiro em numa nova geração. O sedã médio japonês chega para encarar o best seller Toyota Corolla apostando num design muito mais resolvido (e bonito) que o rival. O carro chega importado do México com preços entre R$ 148.490 e R$ 173.290.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

São duas versões, Advance e Exclusive, nomenclaturas já presentes no Versa. Aliás, o Sentra é um maxi-Versa, já que ambos são desenhados na mesma linguagem chamada V-Motion. O que não é exatamente uma demérito, já que a beleza é comum aos dois sedãs.

O carro segue ofertado apenas com motor 2.0 aspirado de 151 cavalos, apenas a gasolina. O bloco é associado a um câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas emuladas. Pois bem, anda de turbo ou tecnologia híbrida!

Os 100 primeiros que comprarem o carro a partir deste 16 de março ganham vantagens: pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial com direito a duas diárias, jantar, seguro e presente no quarto. Os clientes ainda ganham mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina.

LEIA TAMBÉM:
Nissan lança edição Xplay para o Kicks
Novo Nissan Z resgata estilo dos anos 70
Nissan atualiza Frontier Attack

Design agrada

O Sentra já foi um carro com visual tão conservador que a Nissan fez uma clássica campanha e publicidade com o lema “não tem cara de tiozão”. Óbvio que não deu certo e o sedã tem sido caracterizado como preferido os veteranos há um bom tempo. Mas isso deve mudar com esse novo.

O Sentra 2023 tem linhas arrojadas e agressivas: conta com a nova linguagem da marca com destaque para a grade frontal V-Motion. E não é só sobre beleza: segundo a marca, o novo design fez com que o carro ficasse até 10% devido à melhoria na aerodinâmica.

Confira fotos do novo Sentra:

O Novo Nissan Sentra possui um design mais amplo que seus concorrentes, com um acréscimo de 5 cm em relação à sua geração anterior. Isso permitiu um interior muito mais espaçoso. O motorista desfruta de uma área confortável com direção elétrica com um volante em forma de “D” e base achatada, que proporciona uma melhor pegada das mãos. O interior não é tão inovador como o externo, mas agrada. Na versão Exclusive, pode contar com couro marrom, pago à parte.

O volante também possui ajustes de altura e profundidade. Além disso, as aletas para troca de marchas manuais (presentes em ambas as versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) também estão localizados no volante, oferecendo funções adicionais de conforto e segurança.

O sedã tem 4,64 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,70. Ele é calçado com pneus 215/50 R17 com desenho diamantado. O porta-malas ossui 466 litros e o tanque tem capacidade para levar 47 litros apenas de gasolina.

Mecânica

Nada de híbrido ou turbo: a Nissan optou por manter apenas o velho-conhecido 2.0 aspirado, agora com 151 cavalos. Sim, esse é um fator negativo do carro, uma vez que o Corolla tem conjunto híbrido e outros rivais contam com motores turbinados mais potentes.

Explica a Nissan que o carro ficou mais potente e potente e eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. O torque é de 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Tem injeção direta e o “Ciclo de Atkinson”, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível.

Ele é acoplado com transmissão automática do tipo CVT, com oito marchas emuladas. A engenharia da Nissan no Brasil fez acertos na direção e suspensão para adequá-lo à preferência do motorista local.

Tecnologia e equipamentos

Desde a versão de acesso, o Sentra 2023 tem airbags duplos na frente, laterais e cabeças, totalizando 6 bolsas. Além disso, conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW) e Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Para ajudar a evitar a fadiga do motorista, o carro possui o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA).

Em termos de conforto, o Novo Nissan Sentra apresenta um ar-condicionado automático digital de duas zonas. Por fim, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) contribui para a segurança, auxiliando o motorista em situações de emergência.

Na versão mais completa, a cesta ganha ainda mais itens como Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), que ajuda a prevenir colisões ao monitorar a área ao redor do carro e alertar o motorista sobre a presença de outros veículos em movimento ao sair de uma vaga de estacionamento. Além disso, o carro possui o Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI), faróis automáticos inteligentes (HBA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).

O Novo Nissan Sentra Exclusive acrescenta a Partida Remota do Motor, que permite ligar o motor e ajustar a temperatura antes mesmo de entrar no carro. Por fim, o Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante ajuda a manter uma velocidade constante e uma distância segura em relação ao carro da frente.

Novo Nissan Sentra: versões e equipamentos

Advance 2.0 CVT

  • Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
  • Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Central multimídia de oito polegadas
  • Faróis dianteiros e de neblina de LED
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
  • Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
  • Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
  • Sistema de som com 6 alto-falantes
  • Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

Todos da Advance mais:

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
  • Faróis automáticos inteligentes (HBA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Partida remota do motor
  • Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
  • Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
  • Teto solar com controle elétrico
  • Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

Novo Nissan Sentra: ficha técnica

Especificações TécnicasAdvance 2.0 CVTExclusive 2.0 CVT
ArquiteturaSedã, 5 lugaresSedã, 5 lugares
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,3030,306
Motor2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros
Cilindrada1.997 cm³1.997 cm³
Potência151 cv @ 6.000 rpm151 cv @ 6.000 rpm
Torque20 kgfm @ 4.000 rpm20 kgfm @ 4.000 rpm
Taxa de compressão11,7:111,7:1
Diâmetro e curso84 x 90,1 mm84 x 90,1 mm
Sistema de injeçãoInjeção diretaInjeção direta
Relação peso x potência9,15 kg/cv9,31 kg/cv
Relação peso x torque69,05 kg/kgfm70,25 kg/kgfm
TraçãoDianteiraDianteira
TransmissãoXTRONIC CVT®XTRONIC CVT®
1ª relação de marcha2,6310 – 0,37802,6310 – 0,3780
1,96011,9601
Diferencial5,38515,3851
Simulação8 marchas8 marchas
Consumo urbano (INMETRO)11 km/l11 km/l
Consumo na estrada (INMETRO)13,9 km/l13,9 km/l
Velocidade Máxima200 km/h200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h9,4 segundos9,4 segundos
Suspensão dianteiraMcPhersonMcPherson
Suspensão traseiraMulti-LinkMulti-Link
Freios dianteirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
RodasLiga leve, 17 polegadasLiga leve, 17 polegadas
Pneus215/50 R17215/50 R17
Bitolas dianteiras1.570 mm1.570 mm
Bitolas traseiras1.565 mm1.565 mm
Comprimento4.646 mm4.646 mm
Largura1.816 mm1.816 mm
Altura1.456 mm1.456 mm
Distância entre-eixos2.707 mm2.707 mm
Porta-malas466 litros466 litros
Tanque de combustível47 litros47 litros
Distribuição peso frente / traseira61% / 39%61% / 39%
Peso em ordem de marcha1.381 kg1.405 kg
Carga útil (kg)375 kg375 kg
Direção – TipoDireção elétrica com assistência variávelDireção elétrica com assistência variável
Raio de giro5,2 m5,2 m