Notícias

Nova legislação irá reduzir emissão de gases poluentes de veículos comerciais pesados

Introdução dos testes em situação de tráfego real vai garantir que o motor calibrado e certificado em laboratório atenda aos limites de emissões também em condições reais de uso

Por Miguel Zoca*
 

Já é de conhecimento de toda a indústria automotiva brasileira que será preciso, nos próximos anos, se adequar às novas resoluções do Programa de Controle da Poluição do Ar para Veículos Automotores, o Proconve, aprovadas em novembro de 2018. Na ocasião, foi estabelecida a chamada fase P8 para os veículos comerciais pesados a diesel, equivalente à norma Euro VI, em vigor na Europa desde 2013.

É uma excelente iniciativa da indústria automotiva e dos órgãos governamentais, pois os gases poluentes provenientes dos motores a combustão são altamente prejudiciais à saúde, causando doenças pulmonares e diversas outras. Assim, a redução na emissão desses poluentes irá melhorar a qualidade do ar que respiramos e, consequentemente, a nossa saúde.

Mas, além do apelo ambiental, a implementação do P8 no Brasil torna nosso País mais competitivo internacionalmente, oferecendo produtos do mesmo nível de países europeus e asiáticos, que adotam normas rigorosas de emissão de poluentes há anos.

Outro ponto a se destacar na nova resolução é a introdução dos testes em situação de tráfego real, que vai garantir que o motor calibrado e certificado em laboratório atenda aos limites de emissões também em condições reais de uso. Essa exigência deverá levar ao desenvolvimento de sistemas de pós-tratamento mais robustos.

As tecnologias da Umicore, já em uso em outros mercados para atendimento às legislações locais, como Euro VI e CN VI, tanto quanto ou mais exigentes que o P8, serão rapidamente transferidas para nossas unidades no Brasil. Assim, os catalisadores de oxidação (DOC), filtros catalíticos para material particulado (cDPF), catalisadores de redução seletiva (SCR), entre outros catalisadores da Umicore, já estão aptos a atender o P8, que vai começar a valer a partir de janeiro de 2023 para todos os veículos vendidos, e em 2022 para os novos projetos.

Assim, nós da Umicore, acreditamos que o P8 é muito importante para Brasil em termos tecnológicos e ambientais. Além disso, de forma complementar, acreditamos que a renovação da frota circulante também seria muito importante. Além de trazer excelentes vantagens para o meio ambiente, com redução na emissão de poluentes e de dióxido de carbono na atmosfera, a renovação também traria segurança, uma vez que veículos mal conservados e com manutenções ineficientes seriam substituídos por veículos novos e mais seguros.

*Gerente Sênior de Aplicação do Produto da Umicore

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses