Pelé: conheça carros que marcaram a história do rei

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Maior jogador de todos os tempos, Pelé ganhou vários carros durante a carreira. Relembre alguns modelos que passaram pela história

Faleceu nesta quinta (29) Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Considerado o maior jogador da história, ele tinha 82 anos e estava internado para o tratamento de câncer no cólon.

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Primeiro e único jogador a conquistar três copas do mundo, 1958, 1962 e 1970, era chamado de Rei do Futebol. Tem a incrível marca de 1.282 gols em 1.364 partidas, recorde até hoje.

Jogador em outro tempo, Pelé tinha uma relação diferente com os carros. Ao contrário dos grandes jogadores atuais, como Cristiano Ronaldo, que têm coleções de carros milionários, o Rei não ostentava sobre quatro rodas. Mesmo assim, vários modelos passaram pela vida do maior jogador de todos os tempos!

Famoso muito cedo, campeão do mundo com apenas 17 anos, Pelé já ganhou carros e também fez comerciais de veículos. Há ainda uma passagem pelo Salão do Automóvel de São Paulo.

O primeiro do Rei foi recebido em 1956 e foi um Volkswagen Fusca. O besouro foi entregue por alemão Walter Herbert, gerente da Volks. A marca iniciava a construção da Fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (São Paulo).

Seu segundo carro veio dois anos depois, em 1958. Nesse ano, o jovem de 17 anos havia assombrado o mundo durante a Copa do Mundo da Suécia com três gols na semifinal e dois na final, se tornando o melhor jogador jovem do torneio.

Salão do Automóvel de 1963: lançamento do Aero Willys 2600 com Pelé, Maria Olívia Rebouças Cavalcanti e Eder Jofre

Em 1958, Pelé ganhou outro modelo após faturar a Copa do Mundo. O rei ganho uma Romi-Isetta, presente dos proprietários da Indústrias Romi.

Quatro anos depois o Brasil ganhava sua segunda Copa e o astro assinou contrato com a Willys para divulgar o novo Aero Aero-Willys 2.600. A primeira unidade do carro fabricado no Brasil ficou com o jogador e no ano seguinte, Pelé participou do Salão do Automóvel, na companhia da Miss Brasil Maria Olívia Rebouças Cavalcanti e o boxeador Éder Jofre.

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Em 1969, Pelé alcançou mais um de seus feitos memoráveis: marcou o milésimo gol no jogo do Santos contra o Vasco. O gol antológico foi de pênalti para delírio da torcida. Encantado com o talento do Rei, o alemão Roland Endler, ex-presidente do Bayern de Munique presenteou um Mercedes-Benz 250 W114.

Era um sedã de luxo, exótico mesmo para os abonados da época! Pelé ficou com o veículo durante alguns anos até que trocou por outra Mercedes.

Pelé com a Mercedes-Benz que ganho em 1969. Foto: Divulgação
Segunda Mercedes de Pelé, essa de 1973. Repare na placa: devia ser alusiva aos 1.000º gol!

Fusca de Pelé

Em 1970 o Brasil ganhou sua terceira Copa do Mundo. Era o auge da Ditadura Militar e o feito da Seleção foi bastante explorado pelos políticos. Paulo Maluf, prefeito de São Paulo na época, decidiu presentear cada um dos 25 membros da delegação com um Volkswagen Fusca verde-musgo.

Os tricampeões brasileiros receberam os carros, inclusive Pelé, num evento no Parque Ibiraquera. Mas havia um problema: a frota foi comprada com dinheiro público. O brinde virou um processo judicial que durou 36 anos.

Pelé, ainda adolescente, com o Fusca que ganhou em 1956.