Notícias

Polo Track 2023: o novo Gol que você precisa conhecer

Modelo de entrada da Volkswagen quer ser o novo Gol. Polo Track 2023 é mais seguro e espaçoso e parte de R$ 79 mil

Volkswagen Polo Track 2023: o novo Gol!

Este 16 de fevereiro marca o início de um novo tempo para a Volkswagen: é o lançamento oficial das vendas do novo Volkswagen Polo Track 2023. O modelo, revelado em novembro de 2022, enfim começa ser vendido e já está disponível na rede de concessionárias da marca. O produto, que teve pré-venda de R$ 79.990, agora é oferecido por R$ 79.090. O decréscimo no preço é por conta do rádio, que é opcional.

Esse lançamento é importante pois o Polo Track chega com a missão de substituir o Gol, compacto veterano que fez história com 42 anos de produção em série. Várias versões ficaram na memória e ainda estão no imaginário dos fãs, em especial o GTI do anos 1990, modelo muito desejado e valorizado. Para despedir, a marca lançou o Gol Last Edition; já o novato tem a sua Polo Track 1st Edition.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado


Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento


Se no passado o Gol impressionou com suas linhas quadradas ante as icônicas curvas do besouro, o Polo Track aposta em simplificar o design do Polo.  Ele tem uma dianteira exclusiva, com grade mais pronunciada, farol halogêno, rodas de ferro com calotas e peças em plástico preto, fruto da redução de custos. O novo Volkswagen Polo Track é equipado com motor aspirado 1.0, câmbio manual e apenas quatro cores: branco, preto, prata e cinza.

Confira a galeria:

1 / 21



O conceito do carro é ‘robustez’, para ser o carro acessível para frotistas, motoristas de aplicativo ou quem deseja um carro não tão caro. Pensando num carro de entrada, considero adequada tal estratégia. Por outro lado, talvez o Polo perca um pouco do seu ‘glamour’.

Polo Track: plataforma e equipamentos

O lançamento do Polo Track faz parte dos R$ 7 bilhões em investimentos na Volkswagen já anunciados no plano ‘Acelera VW’. O carro é feito na nova plataforma MQB, bem mais avançada do que do veterano Gol. Para isso, a planta de Taubaté passou por adaptações, como a compra de 80 novos robôs, os alemães Kuka e japoneses Fanuc.

Entre as mudanças na linha de produção, toda unidade é 100% medida a laser por um bot antes da montagem para conferir as peças que chegam da estamparia. Em outra frente, cada Polo recebe cerca de 103 m de cola-solda, também feita a laser, numa técnica inédita na marca na Região latina.

Leia também
Propaganda do Volkswagen Polo recebe comentários homofóbicos


Picape Tarok pode ser fabricada no Brasil
CO.DE School: Volkswagen oferece curso gratuito de programação

Na troca do Gol para o Polo Track, a nova plataforma MQB mostra suas vantagens. Por exemplo, o antigo hatch tem de 8 a 11 módulos eletrônicos, responsáveis por itens como ABS ou airbag, por exemplo. Com o Polo, o número sobe para 24, uma vez que o carro possui mais equipamentos, com possibilidade de chegar a 30, com itens como ACC ou Cluster digital.

Por falar nisso, Volkswagen afirma que o antigo comprador de Gol terá vantagens ao optar pelo novo modelo. O Polo Track oferece 2,56 cm de entre-eixos (maior que o Fastback) e porta malas de 300 litros, números maiores do que o veterano.

O motor 1.0 MPI flex, tem potência de 84 cv e 101  de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. No momento não há opção de câmbio automático. O veículo não foi disponibilizado para um test drive.  Também não foi permitida a produção de fotos ou vídeos do modelo e as imagens que ilustram essa matéria foram geradas por computador.


O Polo Track oferece de série quatro airbags, Hold Control, controle eletrônico de estabilidade (ESC), ISOFIX e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), dentre outros. Tem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros.  Por outro lado, retrovisores manuais e os encostos de cabeça traseiros são fixos no banco.

O Volkswagen Polo Track 2023 está bem posicionado em relação aos seus concorrentes, com um preço de R$ 79.090. A título de comparação, o Fiat Argo na versão 1.0 é vendido por R$ 78.590, enquanto o Hyundai HB20 Sense 1.0 está custando R$ 79.490 após um aumento de preços em fevereiro.

O Chevrolet Onix, por sua vez, começa em R$ 82.490. Opções mais econômicas incluem o Fiat Mobi por R$ 68.990, o Renault Kwid por R$ 68.190, ou o Citroën C3 por R$ 69.990. Ou seja, a Volks pretende com o Polo Track mirar o consumidor PJ de vendas diretas e ajudar a aumentar a sua posição no ranking das montadoras.

LISTA DE EQUIPAMENTOS POLO TRACK 2023

FICHA TÉCNICA POLO TRACK 2023

Redação Redação

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses