Notícias

Renault amarga prejuízo histórico em 2020 e coloca a culpa na Nissan

Pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos da marca francesa. Renault registrou uma queda de 21,3% nas vendas, com menos de três milhões de veículos vendidos

Renault teve mais de 8 bilhões de euros em prejuízo no anop assado

O ano de 2020 foi muito amargo para a montadora francesa Renault. Em comunicado publicado nesta sexta-feira (19), a marca revela que teve um prejuízo de 8 bilhões de euros (9,6 bilhões de dólares) em 2020. Trata-se do pior resultado da história Renault, justamente nesse ano marcado pela pandemia do coronavírus.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram


Inscreva-se em nosso canal no YouTube

De acordo com a Renault, o prejuízo histórico acontece devido a japonesa Nissan, da qual a Renault tem 43%. Os maus resultados da Nissan penalizaram a Renault em 4,9 bilhões de euros (5,9 bilhões de dólares). Além disso, marca francesa registrou uma queda de 21,3% nas vendas em ritmo anual, com menos de três milhões de veículos vendidos. Segundo a marca, as vendas das empresas do grupo diminuíram em -5,1 pontos, também impactadas pela crise de saúde e a descontinuação do Nissan Rogue.

Por outro lado, o mix de produtos aumentou em 1,1 % devido ao aumento de vendas do Renault Zoe. O citycar é o veículo elétrico mais vendido na Europa.

“Conforme anunciado no plano estratégico ‘Renaulution’, 2021 deve ser difícil devido às incógnitas relacionadas à crise de saúde, bem como à escassez de suprimentos de componentes eletrônicos. Enfrentaremos esses desafios coletivamente”, disse Luca de Meo, CEO do Grupo.

O Brasil aparece negativamente no balancete. A Renault aponta 131 467 unidades vendidas em 2020, uma queda de 45%. O grupo ainda ressalta os investimentos feitos par ao lançamento do Duster renovação de Logan e Sandero no Brasil. Como as novidades não foram aplicadas na família dos compactos, pode-se prever que a nova geração vá chegar ainda neste ano ao mercado brasileiro.

Resultados do grupo Renault

No primeiro semestre, o grupo registrou perdas de 7,3 bilhões de euros (8,8 bilhões de dólares) no contexto da crise de covid-19. Mas limitou os danos no segundo semestre com um prejuízo de 660 milhões de euros (quase 800 milhões de dólares) e uma queda de 8,9% no volume de negócios de 8,9%.

Apesar do prejuízo, a marca mantém a programação de lançamentos para este ano. Os pontos de oportunidade pós-pandemia incluem o investimento em eletrificação. Isso inclui com as versões híbridas de Captur, Megane e do SUV coupe Arkana. Também segue confirmado a versão elétrica do Kwid, vendido na Europa pela Dacia.

Confira o documento na íntegra:

LEIA TAMBÉM
Clio completa 30 anos e nova geração segue longe do Brasil
Duster Zen 2021: confira a versão mais acessível do SUV
Após tirar criador do 208 da Peugeot, Renault contrata mais um designer da concorrência
Para encerrar greve, Renault readmite 747 funcionários e abre novo PDV

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses