Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch fabricados a partir de 2016 estão convocados em mega recall por diversos problemas.
Por Thiago Ventura
Carro Esporte Clube
A Renault convocou um recall nesta terça-feira (21) para cinco modelos, incluindo o recém lançado Kwid. Também estão envolvidos o hatch Sandero, o sedã Logan, o utilitário-esportivo (SUV) Duster e a picape Oroch, num total de 51.626 unidades com problemas.
No caso do Kwid, são dois chamados em aberto. Segundo a marca, 16.798 unidades fabricadas entre março de 2016 e setembro de 2017 podem apresentar falha no tubo de combustível. Pelo posicionamento na montagem da peça, pode ocorrer a perfuração do tubo, causando vazamento de combustível. Se acontecer, há risco de incêndio.
O modelo, conhecido pelo slogan de ‘SUV dos compactos’, também pode apresentar problema no sistema de freio. De acordo com a Renault, podem surgir trincas e em casos extremos ocasionar ineficiência de frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade, com risco de causar acidente.
Caso seja necessário, a concessionária vai fazer a substituição de componentes do sistema de freios. O reparo tem duração de até 1 dia. Esse defeito envolve 21.802 unidades, fabricadas entre março de 2016 e novembro de 2017.
Defeito na direção
Proprietários de Sandero, Logan, Duster e Oroch também devem ter tomar atenção devido a um problema na coluna de direção. Segundo a Renault, a foi constatada que a deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica causa o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento da direção. Em casos extremos, o motorista pode perder a dirigibilidade do veículo com risco de acidente com lesões graves ao ocupantes.
O recall envolve 13.026 unidades fabricadas entre setembro de 2016 e outubro de 2016. Nos modelos afetados será feita a substituição da mangueira de baixa pressão, num serviço que leva cerca de 1h30.
Por lei, todos os reparos são gratuitos e o serviço deve ser agendado. Mais informações com os números de chassis envolvidos podem ser obtidos pelo telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.
Atualização: Após a publicação da matéria, a Renault enviou errada com o período correto de fabricação de Logan, Duster, Sandero e Oroch envolvidos. As undiades convocadas foram produzidas em 2016 e não 2017 como anteriormente informado.