Thiago Ventura
A Chevrolet lança no mercado brasileiro a nova Montana 2023, uma picape média-compacta que promete incomodar a concorrência. O produto é derivado do Tracker e será oferecido somente com motor turbo de até 133 cavalos e cabine dupla. A Montana chega às lojas neste mês em quatro versões e os preços serão revelados no próximo dia 10 de fevereiro.
Conferi de perto a picape: viajei com a novidade de Curitiba até Antonina pela Serra da Graciosa, no Paraná, uma das estradas mais bonitas do Brasil. A impressão foi positiva e penso que muito comprador de Strada e Toro vai ficar balançado e apostar na inédita “Smart Utility Vehicle”, como autoproclama a marca durante lançamento para a Imprensa.
“Mas a Fiat Toro é bem maior”; “A Montana é mais fraca, não rivalizam”, tenho lido há meses nos comentários do Carro Esporte Clube. De fato, tais métricas são favoráveis a best seller italiana, mas a Chevrolet quer roubar vendas de Fiat, Ford, Renault e Volks. Pena que não haverá versão cabine simples ou 4×4: objetivo é de uma picape de vocação urbana para atender não só quem precisa de um utilitário, mas que usa o tal como carro de passeio.
O visual da nova Montana 2023 foi revelado em dezembro de 2022, quando começou a pré-venda das versões topo de linha. No evento de lançamento, a Chevrolet mostrou somente a opção Premier. A MT, LT e LTZ ainda seguem desconhecidas. Assim que possível, farei um conteúdo sobre elas.
Mas independente da versão, as linhas gerais do design agradam! A picape tem dianteira com a nova linguagem da Chevrolet, já aplicada em produtos nos Estados Unidos. É um recurso já usado em várias montadoras, inclusive com a Fiat Toro: assinatura luminosa superior, conjunto óptico inferior. O resultado ficou muito bom e tende a agradar o mercado.
Na vista frontal, é notório que a primeira porção, destinada ao motor, foi encurtada. Foi um recurso da Chevrolet para aumentar o espaço interno da cabine. O resultado fica melhor ao vivo do que por fotos e vídeos: de acordo com o ângulo ou câmera, a nova Montana parece menor do que é.
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Por falar nisso, são 4,72 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos. As dimensões se assemelham à a Renault Oroch porém, como a francesa tem estilo mais quadradão, parece maior do que a Montana. Em relação ao volume da caçamba, são 874 litros e 600 kg de carga, números maiores do que Fiat Strada, Oroch e Saveiro, mas inferiores aos da Toro.
O interior da novidade é muito parecido com o do Tracker, SUV do qual é derivado. Possui um desenho que agrada, com linhas dinâmicas, mas já um pouco batidas pois também se assemelha com o do Onix. Porém, a Nova Montana 2023 tem um acabamento diferenciado na central multimídia.
Trata-se de uma peça em black piano que unifica o cluster a o sistema myLink, dando uma aparência de painel mais largo. Até lembrei das picapes antigas da GM: eu gostei! Tem ainda carregador por indução e ar-condicionado digital de uma só zona. Senti falta de um volante com desenho mais exclusivo para a picape! Segue o mesmo padrão da família.
E claro, plástico duro predomina mas o resultado geral me parece bem melhor do que Strada, Saveiro ou Oroch. A Fiat Toro me parece mais refinado, justamente por ter cluster digital e multimídia vertical, de acordo com a versão.
Gostei da proposta da Chevrolet com a caçamba batizada de Multi-Flex. Ela vem com proteção desde a versão de acesso e os tradicionais pontos de amarração de carga. Porém, nem todo mundo que compra uma picape utiliza o espaço para o transporte e cargas: muita gente tem o véiculo com opção de carro de passeio e precisa levar malas e outros objetos.
Com isso, a marca fez um sistema avançado de vedação da cobertura que garante a proteção contra água e poeira. As laterais possuem dupla iluminação e entradas para carregar dispositivos, além de vincos para acoplar acessórios customizados. Com isso, a GM vai oferecer uma linha de produtos para as mais diversas funcionalidades, desde o trasnporte de pequenos e grandes objetos até um que cria uma “zona segura” e oculta para alguns objetos.
Um dos acessórios que mais gostei é a capota elétrica, ainda com preço desconhecido. Ela possui comando por controle remoto e me pareceu ainda mais resistente à chuva e proteção das bagagens do que a lona marítima. E tem uma abertura e fechamento melhor do que a da Toro Ultra, por exemplo.
Fiz uma viagem em dupla com a nova Montana 2023 de Curitiba até Antonina, já no litoral Paranaense. Na saída da cidade fomos “trollados” pelo Google Maps acabamos por refazer o trajeto rumo ao centro e ficamos presos num congestionamento. Acabou que foi bom para explorar bem tanto na cidade como na estrada.
O carro tem motor 1.2 turbo de três cilindros com até 133 cv e 210 Nm de torque com etanol e câmbio de seis marchas, manual ou automático. Minha experiência no trecho, que inclui subida de serra é de que o bloco é adequado ao veiculo. Achei que andou bem com dois adultos e sem carga.
O dirigir é muito semelhante ao do Tracker! Ou seja, a GM conseguiu o que queria: de fato é uma picape com dirigibilidade de SUV e com dimensões não tão avantajadas que facilitam a lida na cidade.
Houve ainda um trabalho na suspensão: as rodas traseiras utilizam sistema do tipo eixo de torção que é mais convencional e barato. A Toro, por sua vez, tem sistema independente nas quatro rodas. Mas na Montana, há um duplo batente variável, que proporciona maior conforto e não deixa a caçamba quicando vazia. No teste drive, achei que rodou bem!
Se tiver preço bom, conforme aplicado na pré-venda, chega para afetar as vendas das líderes Fiat Strada e Fiat Toro. Aliás, considerando a Strada topo de linha, com motor 1.3 aspirado e câmbio CVT, a nova Montana oferece mais com preço equivalente. No caso da Toro, pode fazer sentido ao consumidor pagar menos por uma picape um pouco menor e mais econômica.
Versão | MT | LT | LTZ | Premier |
---|---|---|---|---|
Motor | 132cv (G) e 133cv (E) @5500 | 132cv (G) e 133cv (E) @5500 | 132cv (G) e 133cv (E) @5500 | 132cv (G) e 133cv (E) @5500 |
Torque | 19,4 mKgf (G) e 21,4 mKgf (E) @ 2000-4500 | 19,4 mKgf (G) e 21,4 mKgf (E) @ 2000-4500 | 19,4 mKgf (G) e 21,4 mKgf (E) @ 2000-4500 | 19,4 mKgf (G) e 21,4 mKgf (E) @ 2000-4500 |
Pneus | 215/60 R16 | 215/60 R16 | 215/55 R17 | 215/55 R17 |
Comprimento | 4.717 mm | 4.717 mm | 4.717 mm | 4.717 mm |
Largura | 1.798 mm | 1.798 mm | 1.798 mm | 1.798 mm |
Altura | 1.659 mm | 1.659 mm | 1.659 mm | 1.659 mm |
Entre eixos | 2.800 mm | 2.800 mm | 2.800 mm | 2.800 mm |
Vão livre do solo | 185,4 mm | 185,4 mm | 192,4 mm | 192,4 mm |
Ângulo de ataque | 20,1° | 20,1° | 20,7° | 20,7° |
Ângulo de saída | 24,9º | 24,9º | 25º | 25º |
Peso | 1.273 kg | 1.282 kg | 1.310 kg | 1.310 kg |
Capacidade de carga | 637 kg | 628 kg | 600 kg | 600 kg |
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