Toyota descobre fraude de segurança e suspende vendas de SUV híbrido

0

Fraude aconteceu com teste de colisão aplicado em SUV compacto híbrido. Escândalo envolve mais de 78 mil modelos Toyota e de outra marca do grupo

Um escândalo envolvendo a maior montadora do mundo tem potencial para tomar grandes proporções. É que a Toyota informou oficialmente nessa sexta (19) ter descoberto uma fraude em um teste de segurança de um SUV compacto híbrido. Por conta disso, suspendeu imediatamente as vendas do modelo. Mais de 78 mil unidades podem ser afetadas, mas ainda não há informação de recall.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O modelo em questão é o Toyota Raize HEV, um SUV compacto híbrido, produzido pela Daihatsu Motor Co., uma das marcas do grupo. Além da versão feita pela empresa-mãe, o mesmo carro também é vendido em alguns mercados como Rocky HEV.

O SUV é semelhante a um produto que a Toyota vai fabricar no Brasil utilizando a tecnologia híbrida flex. Contudo, ao invés do Raize, a marca deverá lançar a versão asiática do Yaris Cross.

Toyota Raize HEV: SUV híbrido está envolvido em escândalo no Japão
Toyota Raize HEV: SUV híbrido está envolvido em escândalo no Japão

A Toyota anunciou a suspensão imediata da venda dos veículos devido a uma certificação inadequada no teste UN-R135. Esse teste envolve a simulação de impacto lateral de um poste ou objeto semelhante contra o veículo. A descoberta desse problema ocorreu durante uma inspeção interna das operações de certificação da Daihatsu, em resposta a alegações anteriores de irregularidades nos testes de colisão lateral de veículos destinados a mercados internacionais.

A Daihatsu alega que é necessário realizar o teste de colisão em ambos os lados do veículo e fornecer os dados de certificação correspondentes. Contudo, foi constatado que os dados enviados estavam incorretos, pois a Daihatsu submeteu os dados do lado do passageiro (esquerdo) enquanto deveria ter fornecido os dados do lado do motorista (direito). Esse equívoco resultou na identificação da fraude.

“A suspensão da venda dos veículos Toyota RAIZE HEV foi tomada para garantir a segurança dos consumidores e manter a integridade dos processos de certificação. A Toyota lamenta sinceramente qualquer inconveniente e preocupação causados aos clientes e concessionários afetados por essa situação”, declarou a marca japonesa.

Gráfico mostra como teria que ser feito o teste de segurança

Até quinta-feira, as vendas acumuladas dos modelos híbridos Rocky e Raize eram de 22.329 e 56.111 unidades, respectivamente. Os representantes da empresa afirmaram que a Daihatsu ainda não decidiu se realizará um recall.

Após a revelação desse problema, as empresas do Grupo Toyota se reuniram para reafirmar seu compromisso com a fabricação ética e de qualidade. Uma revisão abrangente do sistema de governança está sendo realizada em todas as empresas do Grupo. Essa revisão visa identificar e corrigir quaisquer falhas ou lacunas nos processos de certificação e garantir a conformidade com os mais altos padrões de segurança.

“Nossa empresa acredita que essa fraude relacionada à segurança veicular não é socialmente aceitável. Acredita-se que a gestão não se envolveu no campo, negligenciando o cumprimento das leis e fomentando uma cultura corporativa saudável, e perdeu de vista a fabricação adequada de automóveis, levando à ocorrência de atos fraudulentos. Em vez de acabar com este incidente de má conduta como uma mera questão de conduta empresarial, as reformas estão ligadas à filosofia e às diretrizes de ação de todo o grupo corporativo. trabalhará com determinação para mudar de empresa para que o mesmo erro não se repita”, disse a Daihatsu.

Além disso, um comitê externo será criado na próxima segunda-feira para (22) para auditar o problema.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento