Executivo da Toyota confirma interesse de lançar uma picape compacta. Mini-Hilux seria construída na plataforma do Corolla de olho no sucesso de Santa Cruz e Maverick
A Toyota pode lançar um novo produto para concorrer entre as picapes compactas derivadas dos SUVs, segmento no Brasil dominado pela Fiat Toro. A futura “Mini-Hilux” monobloco será construída na plataforma TNGA, que é utilizada no Toyota Corolla, e deve chegar nos Estados Unidos em 2024 ou 2025.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A informação é do vice-presidente de vendas da Toyota da América do Norte, Bob Carter. A empresa está de olho no sucesso de produtos como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz, que estão vendendo muito no país. Entrevista à revista MotorTrend, o executivo confirmou que a Toyota está fazendo análises para o projeto.
“Um dos espaços que estamos olhando – que não será de curto prazo – é para onde a picape compacta está indo. Você tem Santa Cruz e Maverick no mercado, e será interessante ver a Scout (picape compacta da Volkswagen). Hoje, temos o mercado muito bem coberto com a Tacoma , mas isso [uma picape compacta] pode ser uma possibilidade e algo que continuamos a analisar”, disse Carter.
Leia também:
Toyota se manifesta sobre guerra da Rússia contra a Ucrânia
Confira a tabela de preços da Toyota após a redução do IPI
Toyota interrompe fabricação devido ataque cibernético
Picapes pequenas não são novidades para a Toyota. A Hilux original era compacta e fez sucesso pela simplicidade, agilidade e robustez. Mas aos longos dos anos foi crescendo em dimensões. Essa nova “mini-Hilux” pode trazer volta todos esses atributos, principalmente pela reputação da marca.
“Se houver um cliente que precise de um veículo de carroceria menor e robusto, podemos considerar isso, mas se for mais para uso urbano e menos off-road extremo, faria mais sentido usar a plataforma TNGA”, diz Bob Carter. O executivo confirmou conversas internas numa reunião neste mês; o novo produto deve chegar ao mercado entre 2024 ou 2025.
A flexibilidade da plataforma TNGA, também utilizada no RAV4 e Camry torna mais fácil a criação de uma picape monobloco. O produto, ainda sem nome confirmado, poderia oferecer a mesma gama de motores a gasolina, híbridos e híbridos plug-in, além de tração 4×4.
Da mesma forma que a Ford Maverick chegou ao Brasil, também a monobloco da Toyota poderia ser aplicada no mercado nacional. A Fiat Toro reina absoluta nesse segmento, que ainda conta com a Renault Oroch. No próximo ano será a vez da Chevrolet Montana medir forças. E caso essa mini-Hilux fosse fabricada por aqui, seria uma concorrente de peso!