Minas é o terceiro estado atendido pela Kavak, startup de compra e venda de carros. Expansão faz parte do investimento de R$ 2.5 bilhões no Brasil feito pelo unicórnio mexicano
A startup Kavak iniciou suas operações em Minas Gerais, terceiro estado atendido no Brasil. O unicórnio mexicano criado em 2016 está desde 2021 no mercado nacional e inaugurou seu primeiro showroom na capital mineira. O espaço serve de apoio à experiência digital da empresa, já que o processo de compra e venda é online. A expansão em Minas faz parte do investimento de R$ 2,5 bilhões da Kavak no país.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A empresa foi a primeira a alcançar no México o título de “unicórnio”, quando uma startup atinge valor de mercado de US$ 1 bilhão. Atualmente ela é startup de capital fechado mais valiosa na América Latina, estimada em US$ 8,7 bilhões. A Kavak foi criada por três venezuelanos: Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Garcia Ottati. Após o México, chegou à Argentina e ao Brasil no ano passado.
A proposta da empresa é “redefinir a experiência do usuário” na compra e venda de veículos usados e seminovos. Para isso, oferece condições agressivas para o consumidor: dois anos de garantia do produto e possibilidade de fazer um test-drive pós-compra. O cliente pode rodar até sete dias ou 300 km com veículo. Caso não goste, poderá devolvê-lo e pegar o dinheiro de volta!
“Nossa proposta de valor é muito relevante para o consumidor. Só que ela toma muito tempo para a gente escalar com qualidade. Nosso foco agora é experiencia do cliente. A gente tá procurando um pouco mais de profundidade em cada mercado, focar em profissionalizar SP, RJ e BH para eventualmente expandir para o resto do país. Nossos planos são nacionais, mas em 10 ou 15 anos. Estamos aqui para ficar a longo prazo”, diz Roger Laughlin, o CEO da Kavak no Brasil (confira o vídeo acima).
Leia também:
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
Na outra ponta, a startup compra carros de fabricação acima de 2010, desde que atendam alguns critérios. Modelos com passagem por leilão ou sinistro não são aceitos. O interessado pode fazer uma cotação online pelo app, que depois será verificada numa vistoria presencial. Caso aceite negócio, recebe pix na hora.
Após a compra, os veículos passam por revisão em 240 itens feitas num centro técnico. Em São Paulo, a empresa tem o “Kavak City” para recondicionamento. Em Minas e no Rio, operam com unidades menores. O curioso é que os defeitos não sanados, como pequenos arranhados ou desgastes em bancos e manoplas permanecem e são explicitados para o cliente.
Kavak: online x presencial
O mercado de compra e venda de carros usados já é clássico. Mas qual seria a contribuição tecnológica da Kavak para se tornar a startup mais valiosa na América Latina? Segundo o CEO da da empresa no Brasil, além de uma empresa de seminovos, eles têm uma parte tecnológica e de relacionamento com o cliente por trás, trabalhando a jornada em longo prazo.
Eles desenvolveram um algoritmo que acompanha o mercado em tempo real, tanto para a compra como para a revenda, numa tabela de valor própria (não utilizam a Fipe) que consideram ainda o estado do veículo. Dessa forma, não há negociação: o valor ofertado é aquele mesmo, mas em geral, oferecem desconto com base no que está no mercado.
O showroom em Minas tem capacidade para mil veículos: o cliente pode conferir in loco o modelo desejado, mas não pode fazer o test-drive. Como informado, isso é feito após a compra. Aliás, a compra também deve ser finalizada online, pelo site ou aplicativo. Na entrega, ele tanto pode retirar em um dos showrooms, como pode receber o carro com frete grátis em casa. Para gozar dos dois anos de garantia, precisa fazer as revisões com a Kavak. A startup também oferece possibilidade de resolver a parte burocrática de cartório e financiamento.
“O negócio da Kavak é 30% compra e venda de carros e 70% soluções que são pensadas para apoiar nossos clientes, e a nossa missão é que todos se sintam seguros em realizar a compra ou venda de um carro usado pela Internet”, diz Roger Laughlin, um executivo venezuelano de descendência irlandesa.
Kavak em MG
Belo Horizonte é o terceiro lugar no volume de vendas de veículos, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a capital mineira possui uma das maiores médias de veículos por habitante do país. Logo, seria natural a startup chegar ao estado.
A empresa ocupa um andar inteiro do Via Shopping, na Região do Barreiro. O local segue o padrão da empresa e conta com lounge para clientes que vão receber os carros, além de espaço para avaliação de usados. O espaço tem ainda ambiente dedicado ao reprocessamento e reparos dos veículos comprados pela Kavak, que posteriormente serão disponibilizados no catálogo virtual da empresa para outros clientes.
Serviço – Showroom Kavak Belo Horizonte – MG
Onde: ViaShopping Barreiro – Lado B | Piso P6
Endereço: Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro, Belo Horizonte
Leia também:
Toyota se manifesta sobre guerra da Rússia contra a Ucrânia
Confira a tabela de preços da Toyota após a redução do IPI
Toyota interrompe fabricação devido ataque cibernético