Minas é o terceiro estado atendido pela Kavak, startup de compra e venda de carros. Expansão faz parte do investimento de R$ 2.5 bilhões no Brasil feito pelo unicórnio mexicano
A startup Kavak iniciou suas operações em Minas Gerais, terceiro estado atendido no Brasil. O unicórnio mexicano criado em 2016 está desde 2021 no mercado nacional e inaugurou seu primeiro showroom na capital mineira. O espaço serve de apoio à experiência digital da empresa, já que o processo de compra e venda é online. A expansão em Minas faz parte do investimento de R$ 2,5 bilhões da Kavak no país.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A empresa foi a primeira a alcançar no México o título de “unicórnio”, quando uma startup atinge valor de mercado de US$ 1 bilhão. Atualmente ela é startup de capital fechado mais valiosa na América Latina, estimada em US$ 8,7 bilhões. A Kavak foi criada por três venezuelanos: Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Garcia Ottati. Após o México, chegou à Argentina e ao Brasil no ano passado.
A proposta da empresa é “redefinir a experiência do usuário” na compra e venda de veículos usados e seminovos. Para isso, oferece condições agressivas para o consumidor: dois anos de garantia do produto e possibilidade de fazer um test-drive pós-compra. O cliente pode rodar até sete dias ou 300 km com veículo. Caso não goste, poderá devolvê-lo e pegar o dinheiro de volta!
“Nossa proposta de valor é muito relevante para o consumidor. Só que ela toma muito tempo para a gente escalar com qualidade. Nosso foco agora é experiencia do cliente. A gente tá procurando um pouco mais de profundidade em cada mercado, focar em profissionalizar SP, RJ e BH para eventualmente expandir para o resto do país. Nossos planos são nacionais, mas em 10 ou 15 anos. Estamos aqui para ficar a longo prazo”, diz Roger Laughlin, o CEO da Kavak no Brasil (confira o vídeo acima).
Leia também:
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
Na outra ponta, a startup compra carros de fabricação acima de 2010, desde que atendam alguns critérios. Modelos com passagem por leilão ou sinistro não são aceitos. O interessado pode fazer uma cotação online pelo app, que depois será verificada numa vistoria presencial. Caso aceite negócio, recebe pix na hora.
Após a compra, os veículos passam por revisão em 240 itens feitas num centro técnico. Em São Paulo, a empresa tem o “Kavak City” para recondicionamento. Em Minas e no Rio, operam com unidades menores. O curioso é que os defeitos não sanados, como pequenos arranhados ou desgastes em bancos e manoplas permanecem e são explicitados para o cliente.
O mercado de compra e venda de carros usados já é clássico. Mas qual seria a contribuição tecnológica da Kavak para se tornar a startup mais valiosa na América Latina? Segundo o CEO da da empresa no Brasil, além de uma empresa de seminovos, eles têm uma parte tecnológica e de relacionamento com o cliente por trás, trabalhando a jornada em longo prazo.
Eles desenvolveram um algoritmo que acompanha o mercado em tempo real, tanto para a compra como para a revenda, numa tabela de valor própria (não utilizam a Fipe) que consideram ainda o estado do veículo. Dessa forma, não há negociação: o valor ofertado é aquele mesmo, mas em geral, oferecem desconto com base no que está no mercado.
O showroom em Minas tem capacidade para mil veículos: o cliente pode conferir in loco o modelo desejado, mas não pode fazer o test-drive. Como informado, isso é feito após a compra. Aliás, a compra também deve ser finalizada online, pelo site ou aplicativo. Na entrega, ele tanto pode retirar em um dos showrooms, como pode receber o carro com frete grátis em casa. Para gozar dos dois anos de garantia, precisa fazer as revisões com a Kavak. A startup também oferece possibilidade de resolver a parte burocrática de cartório e financiamento.
“O negócio da Kavak é 30% compra e venda de carros e 70% soluções que são pensadas para apoiar nossos clientes, e a nossa missão é que todos se sintam seguros em realizar a compra ou venda de um carro usado pela Internet”, diz Roger Laughlin, um executivo venezuelano de descendência irlandesa.
Belo Horizonte é o terceiro lugar no volume de vendas de veículos, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a capital mineira possui uma das maiores médias de veículos por habitante do país. Logo, seria natural a startup chegar ao estado.
A empresa ocupa um andar inteiro do Via Shopping, na Região do Barreiro. O local segue o padrão da empresa e conta com lounge para clientes que vão receber os carros, além de espaço para avaliação de usados. O espaço tem ainda ambiente dedicado ao reprocessamento e reparos dos veículos comprados pela Kavak, que posteriormente serão disponibilizados no catálogo virtual da empresa para outros clientes.
Serviço – Showroom Kavak Belo Horizonte – MG
Onde: ViaShopping Barreiro – Lado B | Piso P6
Endereço: Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro, Belo Horizonte
Leia também:
Toyota se manifesta sobre guerra da Rússia contra a Ucrânia
Confira a tabela de preços da Toyota após a redução do IPI
Toyota interrompe fabricação devido ataque cibernético
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…