Visitamos a fábrica da Lada, na Rússia, que faz o mesmo carro há 43 anos

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A maior fábrica de carros da Rússia também abriga um museu que guarda modelos inéditos. Nós dirigimos um Niva 0km, que até hoje usa peças oriundas do Fiat 147*
Lada Niva 1977
Lada Niva 1977

Por Marcello Oliveira

de Togliatti, Rússia

Às margens do Rio Volgo, na Rússia, uma cidade planejada vive em função da maior fábrica de automóveis do país. Togliatti, distante mil quilômetros de Moscou, nasceu para acomodar a planta industrial e a sede administrativa da Lada e abrigar seus funcionários. Hoje já são 800 mil moradores e destes, 110 mil trabalham na Lada. A fábrica foi inaugurada em 1970, ainda na era soviética e ainda hoje é orgulho nacional. Da unidade fabril sai o mesmo carro desde 1977, o velho Lada Niva, um jipinho 4×4 que chegou a ser vendido no Brasil junto com outros três modelos da marca: Laika (sedã e perua) e Samara. O quarteto fez sucesso por chegar ao Brasil, importado da Rússia, no início dos anos 1990, assim que as importações foram liberadas pelo Governo Collor. Os polêmicos Ladas fizeram sucesso no Brasil, conquistaram fãs, mas duraram só até 1995, quando a marca de retirou oficialmente do país.

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Na Rússia, o Laika foi produzido até 2011 e o Niva ainda é produzido até hoje, praticamente sem nenhuma alteração mecânica e – pasmem – ainda usa peças oriundas do velho Fiat 147.

Anexo à fábrica, um museu guarda modelos históricos da Lada, carros usados em expedições, conceitos expostos em salões do automóvel mundo afora e até carros que nunca chegaram a entrar em linha, como as versões picape e furgão do Niva. Deixamos a fábrica da Lada a bordo de um Niva 0km para visitar as praias ao longo do Rio Volgo. Confira o vídeo com os detalhes desta viagem em nosso canal no YouTube.

*vídeo produzido antes da pandemia

Assista ao vídeo abaixo